O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

A minha curta passagem pelo Ministério da Agricultura devo algumas alusões e por isso referir-ine hei aos factos então passados e ao critério que' eu adoptara ao tomar conta daquela pasta.

Nunca compreendi que dada a gravidade do momento que passa, nós perdêssemos tempo com questões de mera paixão política, pois acima de tudo está o país.

Ao ser solicitado para entrar no Governo presidido pelo Sr. António Maria da Silva, meu presado amigo, tive hesitações em assumir tal situação, visto que, embora muito animado, esteja de bem servir o país, as dificuldades presentes exigem muito talento.

Eu procurava realizar aquelas medidas do urgente efectivação.

Apresentou o Sr. Presidente do Ministério e ilustre titular da pasta da Agricultura uma proposta para acudir de pronto às difíceis circunstâncias em que nos encontramos.

. Durante o curto período em que geri a minha pasta encontrei-me deveras assombrado com difficudades que podiam trazer graves complicações de ordem pública o apesar disso não tinha ao meu dispor nenhum instrumento legal para proceder-como era mester.

Sr. Presidente: eu compreendo que as circunstâncias reclamam uma intervenção enérgica e decisiva; mas eu desejaria antes que o Sr. Ministro da Agricultura, fosse mais longe, , afirmando claramente qual o seu critério e orientação sobre se se mantêm na política do rígido tabelamento ou se vai .adoptar a plena liberdade de comércio. (Apoiados).

Eu fiquei sem saber se S. Ex.a no momento em que apresentou a sua proposta tinha qualquer idea definida ou se procurava segurar-se a uma idea salvadora que ainda não tinha.

Foi por isso que en disse a S. Ex.a que não tivesse hesitações no seu procedimento, porque eu prefiro um mau plano a nenhum plano.

Novamente daqui lhe faço a profecia de que se S. Ex.a tiver hesitações no seu modo de proceder um belo dia acorda aos tiros em Lisboa.

Procura-se tornar a vida barata e no emtanto nada se tem feito em favor da intensificação da produção agrícola.

Diário da Câmara dos Depulatfos

No Ministério da Agricultura passam-se a realizar operações comerciais e a taxar preços e não há um momento para se pensar a sério sobre u realização das medidas mais urgentes, dentre as quais se destaca, sobrepondo-se às outras, a de aumentar a produção.

Sr. Presidente: eu pensei ainda no problema do comissária do dos Abastecimentos e tenho aqui no projecto relativo a esse assunto.

Entendo que há necessidade do descentralizar pelas Juntas Gerais o problema dos Abastecimentos c comigo estão, não só o alto comércio como as próprias Juntas Gerais do Lisboa e Porto.

Eu vou explicar como tencionava realizar o problema das subsistências, na parte respeitante a distribuição.

Os concelhos, pelas suas câmaras municipais, procurariam saber as necessidades do seu consumo e qual a produção, indagando e fornecendo nota das sobras e dos deficits, para dar directamente as. providências necessárias.

Por outro lado, desapareceria o regime-do tabelamento, dando-so plena latitude aos géneros, como o milho, trigo, fava o centeio, cm que o Estado não tivesse de fixar um preço uniforme.

Na certeza de que quando o Estado-adoptar o regime de tabela, esta não pó-, dia ser igual para cada região.

Cada região fixa o seu preço, e só quem tinha amigos é que tinha produtos. }0s amigos faziam-no pagar bem.

Assim o açúcar que'em Lisbca está a $40, em Veiros está a 14j$.

Mas não -estejamos a desenhar o quadro negro que se diga que o não há.. .

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura (António Granjo) (interrompendo):— Não há açúcar ; pode crer.

O Orador: — Já que me chamaram à questão direi: para o regime de plena liberdade de comércio não vou; como não-vou também para o do tabelamento.

Quanto a mira a experiência do tabelamento rígido compressivo para obrigar a mercadoria a aparecer no mercado parece-me que não deu resultado.