O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 4 de Agosto de 1020

insuperáveis, dum Ministério do concentração geral.

Não se fez; mas estamos dispostos a todos os sacrifícios, de votar ato sessões nocturnas, scforein necessárias, para que os orçamentos sejam votados, e ainda poderiam ser, até o dia 15. (Não apoiados) (Apoiados).

Entro neste Parlamento há nove anos, desde as Constituintes, c assisti a trabalhos desta Camará feitos com tanta rapidez, e não coin menor critério, que admito que possam, ser Anotados ainda os orçamentos em prazos curtos com aquelas"me-didas a que me referi.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura (António Granjo) (sobre o modo de votar): — Sr. Presidente, o Governo é de parecer que a Câmara deve empregar todos os esforços para que sejam aprovados, o mais breve possível, os orçamentos baseando-se nas palavras do Sr. Brito Camacho e Paiva Gomes.

O orador não reviu.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira \le Azeméis):—Aprovarem-se os orçamentos em 6 dias? Isto é impossível!

O Sr. Presidente:—Vou pôr à votação o requerimento do Sr. Manuel "José da Silva.

Devo dizer que o requerimento, tal como foi apresentado por S. Ex.a o pelas explicações dadas, representa para a Presidência o direito de marcar a ordem do dia como entender, incluindo nossa ordem os projectos dos orçamentos, se a Câmara mo der autorização para isso.

De contrário, haverá somente a ordem que a Câmara mandar.

Os Srs. Deputados que aprovam o requerimento apresentado pelo Sr. Manuel José da Silva, têm a bondade de se levantar.

Rejeitado.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira do Azeméis): — JRequeiro a contraprova.

O Sr. Cunha Liai: — Invoco o artigo 11G.° v aeu parágrafo único.

Realizada a contraprova é confirmada a votação, estando de pé 37 Srs. Deputados e sentados Jí5.

13

O Sr. Presidente: — Vai yotar-se o requerimento do Sr. Estêvão Aguas. Aprovado.

- O Sr. Presidente: — O Sr. Mem Vcr-dial rcquereu para entrar em discussão na ordem do dia o projecto sobre a alteração do artigo 13.° da Constituição. Aprovado.

O Sr. Paiva Gomes: — Mando para a Mesa um projecto de lei para que peço urgência*.

concedida a urgência para o projecto de lei, que vai adiante por extracto.

O Sr. Cunha Liai: — Requeiro a contraprova.

Feita a contraprova foi confirmada a votação.

O Sr. Ministro da Instrução Pública

(Rogo Chagas): — Peco a V. Exa consulte a Câmara sobre se permite entrar o mais breve possível em discussão o parecer n.° 501.

Mando para a Mesa uma proposta de lei para a qual peço urgência.

Aprovado.

A proposta de lei vai adiante por extracto."

O Sr. Amaral Reis : — Sr. Presidente : mais uma vez interrogo a Mesa sobre sã já foram presentes as propostas de finanças.

Estou convencido de que esta sessão se prorroga principalmente para a questão financeira, e estou a ver protelar inutilmente esto assunto.

Parece ser já tempo dessas propostas entrarem em discussão.

O orador não reviu.

o

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultrra (António Granjo): — Direi que já estão presentes muitas propostas que certamente S. Ex.n já tem estudado; mas não só para -satisfazer o desejo de S. Ex.a mas da Câmara o do País, desejo legítimo, o Sr. Ministro das Finanças apresenlará amanhã ou depois algumas propostas.