O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

de 10 de Agosto de J9SO

E ia seguinte:

Senhores Deputados. — As exigências das sociedades modernas têm Levado, cm toda a parte, a um grande desenvolvimento o estudo da química física; Q, em-quanto nas Universidades estrangeiras se faz já em institutos especiais, nas Faculdades de S ciências das nossas Universidades está ele reduzido a um simples curso semestral.

E 110 emtanto o desenvolvimento extraordinário que ultimamente tem atingido aquela sciência revolucionou já a indústria e a química fisiológica e farmacêutica.

Há alguns ano.s que as Faculdades de Sciôncias aspiram à transformação desse curso em anual; e essa transformação acarreta uma despesa insignificante, apenas algumas centenas de escudos; por isso tenho a honra de vos propor o seguinte

PEOJECTO DE LEI

Artigo 1.° E convertido em anual o curso semestral de química física das Faculdades de Sciências das três Universidades da República.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrário.

Sala das Sessões da Câmara dos Deputados, 6 de Agosto de 1920.— O Ministro da Instrução Pública, Artur Octá-vio do Rego Chagas.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — Sr. Presidente : a apresentação desta proposta de lei, por parte do Sr. Ministro da Instrução, foi a resultante lógica dos pedidos constantes que têm sido feitos a S. Ex.a

Eu suponho que ela não trará mais despesa do que aquela que deriva da regência da cadeira de que se trata durante mais seis meses, lias para que não haja dúvidas,' eu mando para a Mesa a seguinte proposta:

Artigo 1:°

•§ único. Esta transformação não acarretará criação de nenhum novo lugar de professor ou assistente.— Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis).

foi lida e admitida.

O Sr. Ministro da Instrução Pública (KOgo Chagas)s — Sr» Presidente: para

declarar que aceito a emenda enviada para a Mesa.

foi aprovado o aditamento.

Foi aprovado o artigo 2.°

O Sr. Plínio Silva: — Re.queiro a dispensa da leitura da última redacção. Foi aprovado.

O Sr. Presidente:—A próxima ses-são é amanhã, às 13 horas, com a seguinte ordem do dia:

1.* partes

Eleiç.ão de um vogal para a"2;a e de outro para a 3.a comissão de verificação de poderes.

Proposta de lei que remodelou os vencimentos do pessoal da Imprensa Nacional.

.Parecer n.° 144, q.ue estabelece a situação dos oficiais milicianos.

Parecer n.° 567, q.ue considera feriado nacional o dia 54 de Agosto de 1920,.

Pareceres n.os 550, 549, 535, 422-A da sessão de hoje.

Projecto de lei que torna extensiva ,aos oficiais do exército colonial, na situação cie reserva ou reformados, .determinações relativas a vencimentos dos oficiais do exército da metrópole na mesma situação.

Proposta de lei que concede ajudas de custo aos agentes policiais..

Parecer n.° 187, qae abre um crédito especial de 160.000$, destinados à reconstrução da Gar.age .Militar ,de Li-sbaa e aquisição ,de material contra incêndios,.

2.a parte:

A de. hoje meãos o píire.cer n.° 566. Está encerrada .a sessão. Eram. W horas e 50 minutos.

Documentos enviados para a lesa dunantfl a sessão

Projeotojs de lei

Do Sr. Orlando Marcai, elevando .a .$20 a percentagem fixa de $12 a que se refere o artigo 24.° do decreto -n.° 5:859, de 6 de Junho de 1919,

Aprovada a urgência.

Para a comissão de finanças.