O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão dt 11 At Agosto dê J820

pessoal da Imprensa Nacional .volte de novo à greve.

O Sr. Presidente:—O Sr. Brito Camacho requereu que entrasse imediatamente em discussão a proposta de lei sobre con-tribuição predial e o Sr. Plínio Silva aditou esse requerimento, para que seja sem prejuízo da segunda parte da ordem do dia.

O Sr. Brito Camacho (sobre o modo de votar}:—Peço a V. Ex.a. para submeter primeiro o meu requerimento à aprovação da Câmara e depois, se for aprovado, porá à votação o requerimento do Sr. Plínio Silva.

Foi aprovado o requerimento do Sr. Brito Camacho.

Foi rejeitado o requerimento do Sr. Plínio Silva.

O Sr. Plínio Silva:—Sequeiro a contraprova.

Procedendo-se à contraprova, verijicou--se ter sido rejeitado.

O .Sr. Ministro do Trabalho (Lima Duque):—Requeiro que seja consultada a Gamara, para. que entrem, na ordem do dia da próxima sessão os pareceres n.os 4õõ^e 553.

É aprovado.

O Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da Rocha): — Sr. Presidente: o Senado acaba de votar a lei sobre administração colonial, tendo-lhe introduzido duas pequenas emendas que, a meu ver, não têm discussão. Atendendo à urgência do assunto, requeiro a V. Ex.a se digne consultar a Câmara sobre se permite que entrem imediatamente em discussão essas duas emendas.

Foi consultada a Câmara.

O Sr. Júlio Martins (sobre o modo de votar):—A continuarmos por este caminho, o Parlamento não pode funcionar, e o melhor então ó irão-nos embora. Está aprovado o requerimento do Sr. Brito Camacho, e eu desde já declaro que o Partido Popular nâ'o vota de afogadilho a proposta de lei sobre a contribuição prediaL

Não votamos, pois, qualquer outro requerimento que prejudique aquolo.

31

O Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da Eocha) (sobre o modo de votar}: — Sr. Presidente: peço a V. Ex.a a fineza de consultar a Câmara sobre se permite quo eu retire o meu requerimento, substituindo-o por este outro: que as emendas do Senado sejam discutidas amanhã antes da ordem do dia.

loi autorizada a substituição.

l

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) (sobre o modo de votar): — Parece que há o propósito por parte do Grovêrno è da Câmara de me obrigar continuamente a reeditar as considerações que de há tempos a esta parte venho fazendo. Os Ministros são os que mais concorrem para a anarquia dos trabalhos parlamentares. O Sr. Ministro de uma das pastas já conseguiu que fôssem metidos em ordem do dia uns vinte projectos! Agora saiu também o Sr. Ministro das Colónias.

Foi aprovado o requerimento.

O Sr. Presidente:—O Sr. Ministro da Marinha requereu urgência e dispeasa do Regimento para ser incluída na ordem do dia de amanhã unia proposta que mandou para a Mesa.

Consultada a Câmara, foi rejeitada.

O Sr. Eduardo de Sousa :-^-Requoiro a contraprova.

Feita a contraprova, verijicou-se que tinha sido aprovada.

O Sr. Presidente:—Vai ler-se para entrar em discussão a proposta de lei sobre contribuição predial.

É a seguinte:

Senhores Deputados : — O estado de guerra, em que o mundo se encontrou durante quatro anos, não trouxe apenas alterações económicas meramente transitórias, pois que se algumas estão destinadas a desaparecer com a terminação da guerra, outras há que apresentam todas as características duma permanência quo, se não for definitiva, será contudo de longa duração.