O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

dá Câmtiradvi D

òiàá dá Hftô exfstéricía dè'fesès" interiribdíá-HÓé; Se a íliglutorra, eòih ii sua lòiiga experiência, o ajjêâàr da síiU riqueza, dôlbs lança inâò; justauíerite porquê êáse sistema é mais favorável paru as suas finanças & pára á sua economia;

Tenlio cie prestar o preito ctá mítiha íiÒmeiíágèm à maneira corno o meti particular amiga e ilustro parlamentar Sr. António Maria da Silva atacou o contraio' na sessão cie ontem. O ataque de S. Ex.* foi a mais eloquente ,dèiesa que lhe podia fazer.-S. Ex.k ioí Ministro, e sabe feèm quáiiíb custa governar. S. ííx.á julga se vítima de muitas vezes ter sido incompreendido, é, assim, èú tive o ensejo de notai* que foi raziíável no seu ataque. O que admira ê que Ò Sr. AfatÔ-riiõ iTohseca, qiie também já foi J\íii)istrO, n?ío tivesse sido tam razoável coínò ó Sr. António Maria dd Silva. Quòtn, como eu, riuíieà tcvõ sobro os seus ombros as res-jpònsàbilidádès do Poder è que pode òair em erro, supondo que quem se senta naquelas cadeiras só come rosas; mas eu já tenho ouvido á várias vítimas daquela desgraça relatar, os tormentos 'que pras-sàm' pára (íéíenaér os interesses do Estado, dizeriJõ-se-lhès 'dèpBís, como compensação è pelo iiienbsi «Árràujàram--se!».

iTristè situação esta e tiistè psicologia 'a, ao povo português!

A útâ indivíduo 'que toda á sua vida árido'u pugnando pôr uni ideal exige-sé o sacrifício de abandonar os s. na interesses próprios; o seu lar, para fazer iima vida cúmplétámènte diferèntej é que pôr ve-^és á sua idade é saúde quási hão comportara, è, tinia ve2 dado èàáè esfóíço; feito éésè à'ácrifícioi lança-sè-lhè ein ro'sto á insinuação: «Arranjou sé!». Ê preciso, porém, que isto se modifique e que todos nos convènçánloâ dê que às pessoas que são chamadas 'à ocupar aqueles lúgareá pára eles vâó pelos seus eònnocirtiontos e péla súá hónrad-té, sendo digiiáè do reápéito é da Consideração de todos os seus concidadão^.

Bisse b' Sr. Aiitóiiio Slárih da Silva1 filie hão prbt<_3tídiá que='que' ém='ém' os='os' qílte='qílte' interesses1='interesses1' e='e' ficassem='ficassem' nèces-sariás='nèces-sariás' lavrásséíil='lavrásséíil' dó='dó' p='p' bs='bs' ás='ás' se='se' quèj='quèj' apt-tííls='apt-tííls' paí-à='paí-à' estádij='estádij' contratos='contratos' diploma='diploma' acautelados='acautelados' gariiíitias='gariiíitias' deáèjavá='deáèjavá' áhuhissorii='áhuhissorii'>

São palavras de S. Ex.a

Um aparte do Sr. António Maria 'dá Silva.

O Orador: — Mas eu ouvi aqui pedir que o contrato desaparecesse, que dele não ficasse hein cinza, nem pó, nem nada. . .

±Li devido a isto que Bestamos desacreditados no.estrangeiio. É devido, justamente, ao facto de os poderes do Estado hão se respeitarem mutuamente, de uns desmacharein o que outros. fizeram; que, para vergonha nossa, o estrangeiro nos faz exigências de depósitos e quê temos do ouvir cousas desagradáveis cbmo as que o Sr. Ministro das Finanças lá íbra ouviu.

Estou inteiramente de acordo com o Sr. António Maria 'da Silva em que se exijam todas as garantias; todavia, a mcui ver, bastam as que os Srs. Ministros anunciíiram à Câmara, com as quais os direitos e os iníerCssos nacionais ficara perfeitamente salvaguardados.

Disse, também, o Sr. António Maria da Silva, uma grande verdade, qual seja â de que convinha em que a especulação era manifesta e que os concursos, muitas vezes nada representavam.

Tive verdadeira satisfação em ouvir estas palavras, porque — repito — S. Ex.a feí uma bela defesa dos contratos.

£ Realmente, para que servem os concursos, dusde que haja prévia combinação, como quási sempre siícode?

£ Pára quo serve um concurso de três meses, cfuando fora se anda estudar o momento em que deve ser dado o assalto;?

Um aparte do Sr. António Maria da Silva.

O Orador í — V: Ex*a disse quê não havia monopólio.

O Sr. António Maria da Silva: — Mas

nó Mesmo dá.