O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

Diário da Câmara dói Deputados

incumbe de poupar nas suas reservas, de se adextrar nos seus contingentes deenor- -gia vital, não consentindo no desperdício Ho esforço físico dum país.

E por isso que nos encontramos com o servigo de assistência publica constituído, dirigido e orientado por pessoas escolhidas adrede, ao sabor de simpatias ou an-tipatias políticas, com um funcionalismo sem a preparação devida, recrutado também, pode dizer-se, ao sabor das contingências políticas do País, de tal sorte que o serviço de assistência pública em Portugal se encontra num período semi-bár-baro de organização. (Apoiados).

Não admira, por consequência, que a maneira como têm sido distribuídos os subsídios extraordinários, determinados pela carestia da vida e dificuldades económicas do momento, em todos os serviços de assistência, tenha sido de molde a motivar as justíssimas críticas daqueles que têm assistido a esse espectáculo.

Entendo, Sr. Presidente, que em assunto de tamanha magnitude :ião podemos adoptar um critério episódico e por isso não envio para a Mesa emendas a ôste projecto.

Tenciono apresentar um estudo ao Congresso Internacional de Sciências que deve retinir-se brevemente e trazer depois a esta Câmara, se for aprovado, um projecto remodelando e criando órgãos novos e eficientes no eampo da medicina social deste País.

Mas o que quero av^sinalar é que, em-quanto não se fizer a concentração técnica destes serviços, dando lhe a autonomia indispensável para poderem agir de acordo com as necessidade» do País, todos os sistemas que aqui inventemos e adoptarmos resultam absolutamente inúteis.

E preciso colocarmo-nos no confronto com os outros países organizados, quere no ponto de vista da mortalidade infantil, quere no da mortalidade geral, numa atitude de superioridade tratando a valer da educação moderna, aperfeiçoando os serviços convenientemente.

Hei de fazer com que não venha longe o dia e a hora de serem adoptadas medidas de defesa especial, que apesar do muito patriotismo, não vejo; ficando assim um risco constante e permanente, quando outros povos pelos seus aperfei-• çoamentos e processos de viver têm a ca-

racterística da actividade social neste momento.

Creio por isso que uma qualquer demora poderá fazer com que ninguém, possa furtar-se à brutalidade irremediável dos factos, nem mesmo os próprios que imaginam que a saúde dos cidadãos menos favorecidos da fortuna, não poderá nunca ser comparada à sua saúde.

Estamos hoje nesta matéria privados de assistência voluntária, o que é um sinal de decadência.

Sr. Presidente: as minhas palavras são de protesto e condenação contra ò egoísmo, repito, de todos aqueles que voluntariamente devem interferir nes"e campo.

Isto fica como indicação para que o País reflita, reconhecendo que não há maneira de prosperar eficazmente sem produzir uma construção de todos os serviço^ técnicos.

E precisa uma situação ?em nenhuma peia, das mil e uma que as diversas repartições de contabilidade têm, e que possa actuar rápida e eficazmente...

Basta dizer que a contabilidade da vida de uma grande e extraordii.ária nação, como são os Estados Unidos da América do Norte, encerrou aã contas de 1920, dando como taxa de mortalidade o número do 12,89, que é no campo de sanidade o mais baixo que qualquer país até hoje logrou atingir.

E isto dá-se, Sr. Presidente, porque nos Estados Unidos as instituições que n guerra mobilizou, como os exércitos, não des-mobilizaram e adaptaram a sua acçSo, o seu espírito ao combate de doenças infecciosas, de doenças sociais, de mortalidade infantil, e tal sorte que iniluíram tem decisivamente nos números que os leaders, os orientadores desse extraordinário movimento se orgulham hoje dos resultados obtidos ao fim de um ano apenas.

Há um estado dessa florescente república que. não tendo os seus serviços de saúde organizados, e tendo os estabelecidos pelo critério e métodos modernos, logrou, ao fim de um ano apenas de gerência, apresentar algarismos que são da mesma maneira dcmonstrativ3s de que neste campo alguma cousa se pode fazer que manifeste q no os órgãos criados têm uma acção imediata e visível.