O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário da Câmara dos .Deputados

a Mesa e peço a V. Ex.a o submeta à apreciação da Câmara.

Leu-se na Mesa, é admitido e entra em discussão.

É o seguinte:

Proponho que na acta fique exarado o seguinte voto: ,

A Câmara dos Deputados, reconhecendo os enormes benefícios que devem advir para o ressurgimento económico de Portugal do Congresso Agrícola, que se está realizando em Coimbra, não só pela quantidade e importância dos organismos, colectividades e cidadãos que nele estão tomando parte, mas ainda pelo grande alcance dos trabalhos, estudos, teses apresentadas e suas conclusões, afirmando mais uma vez o seu firme propósito de colaborar Intimamente com todas as classes de harmonia com os superiores.interesses nacionais, congratula-se com a realização do Congresso e faz votos pela sua máxima proficuidade.

Em 29 de Abril de 1921. — Plínio Silva.

O Sr. Helder Ribeiro: —Sr. Presidente: pedi a palavra para dizer à Câmara que ao Partido Reconstituinte não tem sido de forma alguma estranho o Congresso que se realizou em Coimbra, tanto mais que ele representa uma afirmação admirável na hora que atravessamos.

Todos, pela sua competência especial, devem concorrer, com o seu saber e experiência que nesse Congresso se tem revelado para prestar o seu concurso tam necessário num problema como o agrícola, que é fundamental e que temos de encarar de irente, estudá-lo e resolvê-lo.

É esta a melhor forma de nos bastarmos a nós próprios.

Nestes termos associo-me, em nome do Partido de Eeconsti-tuíção Nacional à moção de louvor e congratulação pelos trabalhos que no Congresso se estão realizando, mandada para a Mesa pelo Sr. Plínio Silva.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Gosta Júnior: — Associo-me também ao voto proposto pelo Sr. Plínio íSilva.

Todos os congressos agrícolas, e outros que se têm realizado, 'sãc recebidos por nós com satisfação, associando-me, por isso, ao voto justo que esta Câmara presta aos indivíduos que compõem este Congresso.

O orador não reviu.

O Sr. António Granjo:—Em nome do Partido Liberal, associo-me ao voto do congratulação mandado para a Mesa pelo Sr. Plínio Silva.

O orador não reviu.

O Sr. João Gonçalves : —Associo-me ao voto proposto pelo Sr. Plínio Silva.

O Sr. Orlando Marcai: — Sr. Presidente : depois das considerações f sitas pelos oradores que me precederam, limito-nie apenas, em nome do Grupo Republicano Popular, a dar o meu voto à moção apresentada pelo nosso ilustre colega Sr. Pli-nio Silva.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (António Fonseca): — Sr. Presidente : associo-me, em nome do Governo, à moção apresentada pelo Sr. Plínio Silva, e escuso de encarecer o entusiasmo com que o faço, dada a circuns;âucia, que é certamente do conhecimento de V. Ex.a e da Câmara, de que o Governo se fez representar nesse Congresso de Coimbra.

O Governo, portanto, associa-se a essa moção e faz suas todas as palavras do elogio qne foram dirigidas àquele Congresso.

O orador não reviu.

O Sr. Marques de Azevedo: — Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar, em nome do Grupo Republicano Dissidente, à moção apresentada pelo Sr. Plínio Silva, como homenagem ao Congresso Agrícola que se está realizando em Coimbra.

Consultada a Câmara, foi considerada aprovada a moção.

Entra em discussão a acta, sendo considerada aprovada, por não haver quem sobre ela tenha pedido a palavra.

Resolveu-se o expediente que dependia de resolução da Câmara.