O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara do» Deputados

dúvida, a principal arma com que qualquer país pode contar para a sua defesa.

Lembrarei a V. Ex.a que, quando analisei as determinações dadas por S. Ex.a o Sr. Ministro da Guerra sobre as escolas de recrutaa, tendo procurado fazer algumas economias importantes para o Tesouro, entendi que uma parte delas devia ser aplicada no serviço da aviação militar. Por isso com prazer registo que a comissão de guerra desta Câmara entendeu que a verba de 350.000;$, apresentada no projecto de lei do Sr. António Granjo, era muito reduzida o devia ser elevada à importância de 1:000.000$.

Mas sabe-se que, mesmo na imprensa do País, e, sobretudo, naquela que com mais atenção acompanha o problema da aviação, têm sido feitos reparos importantes sobre a forma como existem certas e determinadas organizações aeronáuticas, e sobre se a organização actual que temos será realmente a mais conveniente.

Não sei mesmo se, de facto, a questão do campo de aterrissage fem Alverca do Eibatejo foi escolhido em obediência a todos aqueles requisitos que são necessários; não sei também se as trGs principias unidades da aeronáutica, actualmente existentes, obedecem a uma organização manifestamente criteriosa, e se não será talvez conveniente modificá-la corn-pletamente.

Dou, portanto, o meu voto. cm princípio, a que, pela pasta da guerra, se façam com a aviação todas as despesas absolutamente necessárias para que possamos dizer que temos aviação militar.

Parece-me que será conveniente que o Sr. Ministro da Guerra manifeste a sua opinião e determine bem qual será a orientação mais conveniente a seguir, do forma que esta verba tenha a aplicação mais conveniente, e em obediência ao plano elaborado neste sentido.

Ora, até esta data, não vejo absolutamente nada estabelecido nestas condições. Há mesmo um assunto para o qual quero chamar a atenção de S. Ex.a, e que representa uma parte importante para o tacto de a aviação desempenhar aquelas funções especiais que lhe foram atribuídas durante a guerra.

O' Sr. Ministro sabe muito bem que, durante a Grande Guerra, a aviação prestou auxílios extraordinários, sobretudo à

artilharia, e pode dizer-se, por processos do observação, que em várias circunstâncias nada se. podia ter feito só a aviação não tivesse dado à artilharia os elementos necessários para fazer as suas correcções de tiro.

Creio que já houve a idea de se [estabelecer, na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, uma organização de aeronáutica militar.

Sei, Sr. Presidente, que houve dificuldades grandes e que nada se conseguiu nesse sentido.

Eu sei que a artilharia tem manifestado, mesmo em relatórios, o seu desgosto por não lho serem facultado» os meios necessários para tal efeito.

Creio mesmo que, neste momento, a comissão técnica de artilharia pesada, de acordo com a comissão de artilharia de campanha o com a aviação, já elaborou um relatório tratando do assunto, e adaptado ao nosso exército, visto que o regulamento que foi adoptado pela nossa arti- -lharia em Inglaterra, nessa altura, foi, nem mais nem meãos, do que uma tradução do regulamento inglês. \

Torna-se necessário introduzir nesse regulamento, pois, as modificações necessárias, isto, como o Sr. Ministro da Guerra muito bem sabe, principalmente no processo do transmissão dos aviões para os postos do artilharia, o dou postos de artilharia para os aviões, a qual tem sido feita ato hoje por moio dum sinal colocado na terra.

Parece me, Sr. Presidente, que, dando o meu voto a este projecto, natural é que deseje ouvir a opinião do Sr. Ministro da Guerra, esperando realmente que a verba que só vai gastar seja útil e profícua, de forma a que os serviços sejam melhorados convenientemente, como é mister.

Insisto neste ponto por isso que o meu desejo é que esses 1:000.000$ se não vão gastar, como se costuma dizer, à Ia dia-ble, mas sim com utilidade para bem da aviação..

Torna-só necessário que esses serviços sejam colocados à altura devida, a fim de se não darem os desastres como o que se deu em África, que causou a morte a um distinto oficial, e bem assim como aquele que não há muito se deu na Batalha.