O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário da Câmara dos Deputados

ponha ideas negativas, impressiona os que o ouvem, como agora me sucedeu. Trabalhou S. Ex.a comigo num Ministério anterior a este, e sei bem que S. Ex.a é mais de opinião que se aumentem as receitas do que se diminuam as despesas. Mas S. Ex.a agora é, apenas, Deputado, e o projecto está assinado pelo Sr. Ministro das Finanças que, como S.Ex.asabe, é de opinião que se comprimam as despesas.

O Sr. Cunha Leal: — São os paradoxos, não da política, mas da vida.

O Orador: — Mas são eles que fazem com que se possa realizar, como agora, uma obra boa, que é a compreendida neste projecto. De mais, V. Ex.a sabe a situação em que se encontram os serviços de aviação entre nós, e sabe também que por este projecto não há despesa com pessoal, mas sim com material. As ofici-cinas de Alverca, realmente, como já disse, têm hoje os seus aparelhos e ma-quinismos expostos à acção do tempo.

Com. respeito à escola de Sintra, pode dizer-se que ela não existe senão no papel, pois não tem nenhuma espécie de instalações.

O Depósito Aeronáutico também não tem instalação; está actualmente no Entroncamento, mas sem ligação com os outros serviços similares, que com ele deviam ser conjugados.

Não há dúvida de que seria útil que nos serviços militares se fizessem uma redução mais larga, mas V. Ex.a, que ó militar, e um militar distinto, sabe muito bem que, se se reduzissem muito as despesas, o exército não seria mais do que um agregado de indivíduos que gastam dinheiro ao Estado sem proveito para ninguém.

Os serviços de aviação são dos mais importantes do exército, não só em tempo de guerra como em tempo de paz.

Além disso, as oficinas de aviação estão preparadas para nelas se fazer grande número de trabalhos de utilidade.

Referiu-se V. Ex.a a duas instituições militares: Depósito de Fardamentos e Parque Automóvel Militar.

Do Depósito de Fardamentos não posso falar com detalhes, porque não o conheço bem, embora tenha sobre a sua admi-

nistração uma opinião muito lisongeira.

A situação de qualquer .dãssos dois institutos do Estado tem defeitos capitais que são derivados da administração do Estado, que se revela por uma anarquia que não deriva da acção dos funcionários que os dirigem, mas do conjunto de circunstâncias que estão na vida do Estado e que mais se faz sentir nos serviços industriais.

Relativamente ao Parque Automóvel Militar, ele está hoje muito reduzido, limitando-se àquilo que é estritamente' necessário e indispensável.

O Parque Automóvel Militar compreende não só a Garage Militar, mas o serviço das oficinas. Com toda a sinceridade eu digo a V. Ex.a que essas oficinas são um valor real de muitas centenas de contos.

Infelizmente, porém, o Parque Automóvel Militar vive numas circunstâncias a que nenhuma instituição particular poderia resistir.

Sempre que os serviços do viação de qualquer Ministério necessitam de qualquer cousa e não têm verba —e estão todos neste caso— recorrem ao Parque Automóvel, atingindo, por is:;o, os débitos a esta instituição a importância de 800 contos.

Desgraçadamente, o Parque de Automóveis viu-so obrigado a pagar esses serviços, porque ninguém quis saber se o Parque estava nas condições de o fazer.

Independentemente disso, os valores que ali se encontram são suficientemente grandes para permitir que o Estado olhe para uma instalação mais vasta.

Bastaria unicamente aprovar que os serviços do Estado mandados fazer ali fossem pagos adiantadamente.

O que é impossível é manter os serviços neste estado.

V. Ex.a sabe que em relação a outros serviços a situação é idêntica.

Nós encontramo-nos de acordo há muito tempo : estou de acordo com muitas considerações de V. Ex.a

Deu até lugar a concordância das nossas opiniões a que pudéssemos viver uns meses, todos os Ministros, em perfeita comunhão do princípios e ideas.