O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário da Câmara do$ Deputado»

Espera o Governo que a comissão parlamentar conclua o plano geral de remodelação dos serviços do Estado para melhor só fazer a redução dos quadros do funcionalismo.

A administração do Estado há-de fazer--se dentro das normas da maior moralidade e da mais austera economia. .

A obra a realizar é vasta, as circunstâncias -são difíceis, mas a fé que temos na República dá-nos a certeza do êxito, se o Parlamento auxiliar o Governo para a solução de todos os problemas de vital importância para o ressurgimento do país.

A confiança ilimitada nos grandes destinos da Nação e da República é outra força invencível, mas tem de ser afirmada pelo patriotismo de todos, com o mesmo ardor e entusiasmo como ainda, recentemente, as 'eleições das juntas de freguesia bem alto demonstraram em todo o país, e especialmente nas grandes cidades, evidenciando a plena identificação do Povo com a República, como única forma de vencer as dificuldades de natureza tx'ansitória que nos oprimem e de orientar a marcha progressiva de Portugal.— O Presidente do Ministério e Ministro do Interior, António Maria da Silva.

O Sr. José Domingues dos Santos: — Sr. Presidente: cumpro o honroso encargo de apresentar ao novo Governo, em nome deste lado da Câmara, as nossas mais cordiais saudações.

E certo que o actual Governo é constituído não só por homens saídos das nossas bancadas, mas também por homens saídos das bancadas independentes, mas nem por isso e actual Governo desmerece da nossa consideração. Temos por todos os homens que constituem o Governo a mesma simpatia e a mesma consideração, e a todos eles. desde já, este lado da Câmara assegura o seu apoio e o seu concurso dedicado e desinteressado.

Sr. Presidente: o programa que acaba de ser lido a esta Câmara historia a traços largos as razões e causas das 'crises que procederam a formação deste Ministério. . .

Não quero, portanto, causar a Câmarqi

relembrando-lhe os motivos que ocasionaram a queda do gabinete do Sr. .António Maria da Silva e ainda impediram o outro Governo organizado por S. Ex.a de se apresdntar ao Parlamento. Também já por 'duas vezes, quer quando foi discutida a questão política, quer quando se tratou do incidente levantado a propósito da eleição da Mesa da Câmara dos Deputados, tive a honra de declarar a V. Ex.a quais eram as intenções do Grupo Parlamentar Democrático, e porque não quero neste momento que das minhas palavras surja qualquer 'pretexto para se protelar o debate político, abste-nho-me de fazer quaisquer outras considerações neste sentido.

Sr. Presidente : eu sei que é costume afirmar-se que as declarações-ministeriais valem quási todas a mesma cousa. Sei ainda que é fácil prometer mas difícil realizar; por isso mesmo é que entendo que o programa ministerial hoje apresentado a esta Câmara tem grande valor para a resolução dos nossos mais graves problemas nacionais, já pela forma como o Governo se propõe realizá-lo, já pelos-homens que se propõem executá-lo. 0& homens que constituem o Governo merecem as nossas maiores simpatias.

Sairam, quási todos eles, destas bancadas e aqueles que delas não saíram são bem conhecidos do Parlamento e do País, para que bem mereçam o aplauso deste lado da Câmara. São homens que têm um largo passado de dedicação à República, (Apoiados), são homens que tom . os seus nomes ligados a largas obras de administração pública.

Do actual ministério fazem parte cinco Ministros que foram do anterior Gabinete, onde afirmaram as suas competen-cias.

Este lado da Câmara sente-se orgulhoso pela obra do Governo do Sr. António Maria da Silva, que conseguiu que durante mais de um ano a sociedade portuguesa não fosse incomodada por convulsões políticas, procedendo com uma energia rara, de forma a conseguir a aprovação dos orçamentos e das propostas de finanças, o que representa um enorme esforço.