O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22

Diário da Câmara do* Deputado»

1 Se não mandei regressar anteriormente o Sr.- Comissário, foi para que não houvesse quem, embora facciosamente, pudesse taxar-me de impulsivo. Graves rés-' ponsabilidades assumi com • esta deliberação, mas por notícias vindas posteriormente do Brasil fiquei satisfeito verificando que tinha cumprido o meu dever.

Sr. Presidente: são estas as palavras de explicação que precisei dar, e a defesa que muito me surpreendeu que tivesse de fazer.

" O Sr. Jorge' Nunes tratou ainda dum outro assunto que- não se refere a esto incidente mas de que, sendo também da minha responsabilidade, tenho que ocupar me.

E o caso da suspensão dos vogais da comissão administrativa dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste. • ' Não posso senão superficialmente tratar dele, porque não tenho comigo os documentos necessários; mas no emtanto posso dizer a V. Ex.:i duma maneira geral o que isso foi.

>- Tratava-se, dá adjudicação das obras das oficinas do Sul e Sueste a uma entidade inglesa. Estava feita.a adjudi^açae más por virtude de factos supervenientes entendi dever sustá.-lo. .Fizeram-se as necessárias comunicações, passados dias houve, poréni, notícia de que a favor da mesma entidade' tinha sido aberto um crédito confirmado e irrevogável no empréstimo dos três milhões de libras. Estranhei qu<_3 de='de' interpretação='interpretação' disposição='disposição' sobressáltei-mé='sobressáltei-mé' crédito='crédito' do='do' resultante='resultante' srs.='srs.' tempos='tempos' comércioà='comércioà' tivesse='tivesse' espécie='espécie' mesmo='mesmo' tratava='tratava' aberto='aberto' má='má' correm='correm' ministério='ministério' um='um' procedi='procedi' adquiri='adquiri' mediatite='mediatite' esse='esse' comissão='comissão' nessas='nessas' _.vogais='_.vogais' todavia='todavia' que='que' no='no' da-lei-não='da-lei-não' dos='dos' fé.='fé.' duma='duma' adminis-.='adminis-.' inquérito='inquérito' se='se' por='por' sido='sido' envolvendo='envolvendo' suspendi='suspendi' referido='referido' prurido='prurido' deve='deve' consequentemente='consequentemente' dolo='dolo' a='a' os='os' írativa.='írativa.' e='e' ou='ou' qualquer='qualquer' o='o' p='p' estar='estar' certeza='certeza' todos='todos' eu-='eu-' condições='condições' deputados.='deputados.' da='da'>

O Sr. Carvalho da Silva: —

1 ,0 Orador: — Devo dizer em resposta ao Sr. Carvalho da Silva que dessa má interpretação não resultou prejuízo algum

Poderiam, é facto, dessa má interpretação ter resultado más consequências-para o Estado. Tal, porém, não se deu por ter havido o cuidado de posteriormente o evitar. - -

O Sr. Carvalho da Silva:—Por isso que V. Ex.a o evitou, pois, se assim não1 fosse, o Estado,- ao que se vê,' teria sido prejudicado, e se tivesse sido .prejudicado poderia V. Ex.a dizer-me £ a quanto importaria esse prejuízo?

O Orador:—É uma.pregunta 'a que não posso responder por não ser fácil o cálculo e não ter aqui os elementos necessários.

Disse também, Sr. Presidente, o Sr.. Carvalho da-Silva que eu fiou um dos porcos republicanos que zelam pelos interesses públicos. Besponderei a isto, e bem alto, que o Sr. Carvalho :da. Silva não tem razão.

" Mais do que zelar pelos interesses públicos há muito^quem na Ropú-blica tenha feito toda a espécie de sacrifícios pelos interesses do Estado. Os homens do Governo a que tive a honra de pertencer bem se sacrificaram todos. ;

Não quere isto- dizer que dentro da República se não tenham cometido faltas -e até crimes.

Poréni, não são. eles da responsabilidade dos homens que tom orientado os destinos do País, nem do próprio regime, mas antes resultantes dos defeitos e difi-ciências de carácter de muitos dos que o servem em pontos mais subalternos. E nesses pontos muitas vezes se encontram tanto republicanos como monárquicos.

Sr. Presidente: esses são os que numa escalada alucinante e desv.airacá se orientam apenas por um egoísmo, cada vez mais feroz e exclusivista, mais impudente e audacioso, e esses são infelizmente de todas as procedências políticas.