O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21
Sessão de 5 de Março de 1923
todo o coração à homenagem proposta por V. Ex.ª
Tenho dito.
Vozes: — Muito bem, muito bem.
Foi aprovado o voto de sentimento, proposto pelo Sr. Presidente, à memória de Rui Barbosa.
O Sr. Tavares Ferreira: — Mando para a Mesa um parecer.
Admissões
Projectos de lei
Dos Deputados Srs. Moura Pinto, António Dias e Paulo Menano, regulando a promoção de sub-inspector ou oficial de finanças.
Para a comissão de administração pública.
Dos Srs. Garcia Loureiro e Sousa da Câmara, sôbre contagem de tempo de serviço aos professores de ensino primário geral, que servem ou serviram em estabelecimentos de ensino dependentes do Ministério da Justiça.
Para a comissão de instrução primária.
Dos Srs. Campos Martins, Jaime Cansado, Carlos de Vasconcelos, Bartolomeu Severino, Júlio de Abreu e Pires Monteiro, contando ao major de infantaria, João Maria Ferreira do Amaral, a antiguidade no pôsto de major, desde a sua graduação no mesmo pôsto.
Para a comissão de guerra.
Dos Srs. João Luís Ricardo, Almeida Ribeiro, Nunes Loureiro e Portugal Durão, tornando extensivos os benefícios das leis n.ºs 1:311 e 1:350 aos pensionistas civis e militares, das revoluções de 5 de Outubro de 1910 e 14 de Maio de 1910.
Para a comissão de finanças.
O Sr. Presidente: — Vai continuar a discussão do projecto relativo aos Transportes Marítimos.
O Sr. Alfredo de Sousa: — Sr. Presidente: peço a V. Ex.ª que consulte a Câmara, sôbre se entende que na primeira parte da ordem, do dia seja discutida a proposta de empréstimo.
O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Queiroz Vaz Guedes): — Sr. Presidente: pedi a palavra para lembrar a V. Ex.ª e à Câmara a urgência que há em se votar o projecto que diz respeito aos Transportes Marítimos.
O Sr. Carvalho da Silva (sôbre o modo de votar): — Sr. Presidente: pedi a palavra para dizer a V. Ex.ª à e à Câmara que ainda não há três quartos de hora que a Câmara deliberou que com prejuízo da ordem do dia, se discutisse o projecto relativo aos Transportes Marítimos; não me parece, portanto, regular que a Câmara vote agora uma cousa, e, passados três quartos de hora delibere em sentido contrário.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu (sôbre o modo de votar): — Sr. Presidente: pedi a palavra por estranhar que tendo a Câmara reconhecido a urgência da discussão do projecto relativo aos Transportes Marítimos, se vá agora deliberar em sentido contrário.
Como muito bem disse, há dias, o Sr. Pedro Pita, parece que, a maioria está brincando com a Câmara.
Efectivamente isto parece uma brincadeira.
Como é que, depois de se ter votado uma cousa, se vai votar em sentido contrário, só porque passou meia hora depois dessa votação?
Pôsto à votação o requerimento do Sr. Alfredo de Sousa foi aprovado.
O Sr. Cancela de Abreu: — Requeiro a contraprova.
Feita a contraprova, verificou-se o mesmo resultado.
ORDEM DO DIA
Primeira parte
Discussão da proposta do empréstimo interno
O Sr. Presidente: — Vai ler-se, para entrar em discussão, a proposta do Sr. Ministro das Finanças relativa ao empréstimo interno.
O Sr. Nunes Loureiro: — Requeiro a dispensa da leitura.
Foi dispensada a leitura.