O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8
Diário da Câmara dos Deputados
do Sr. Presidente do Ministério e do Sr. Ministro das Finanças, que vão adiante publicadas por extracto.
O Sr. Presidente: — O Sr. Presidente do Tribunal Militar pede para o Sr. Cunha, Leal ir depor no próximo dia 17.
Os Srs. Deputados que concedem queiram levantar-se.
Foi concedida.
O Sr. Presidente: — O Sr. Cancela, de Abreu requereu para que seja dada para antes da ordem do dia da próxima quarta-feira a interpelação do Sr. Alves dos Santos ao Sr. Ministro do Comércio.
Os Srs. Deputados que aprovam, queiram levantar-se.
Foi aprovada.
O Sr. Lopes Cardoso: — Eu peço a V. Ex.ª o obséquio de me dizer se a Câmara já deu conhecimento oficial da vaga de Deputado pelo circulo de Bragança, o deixada pelo falecimento do Sr. João Pessanha, ao Ministério do Interior.
O Sr. Presidente: — Eu creio que sim; no emtanto vou-me informar oficialmente.
O Sr. Deputado Vasco Borges requere para que seja dado para têrça-feira e para antes da ordem do dia a sua interpelação ao Sr. Ministro do Interior e para a qual S. Ex.ª o Sr. Ministro já se deu por habilitado a responder.
O Sr. Alfredo de Sousa: — Sr. Presidente: pedi a palavra para chamar a atenção de V. Ex.ª e da Câmara para a conveniência que há em se discutir e votar o parecer n.º 380, que é da máxima importância, visto que, se êle não fôr aprovado, os municípios não poderão pagar aos seus funcionários.
Acho, pois, de toda a conveniência que o requerimento feito pelo Sr. Vasco Borges seja feito sim, mas sem prejuízo do parecer n.º 380, que é da mesma importância.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Jaime de Sousa: — Sr. Presidente: pedi a palavra para reforçar as considerações feitas pelo ilustre Deputado Sr. Alfredo de Sousa, e para apresentar a V. Ex.ª o seguinte alvitre: para que a interpelação do Sr. Vasco Borges seja dada para quinta-feira, antes da ordem do dia, não se prejudicando assim a discussão do parecer n.º 380, que é da máxima importância.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Vasco Borges: — Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar a V. Ex.ª que estou de acôrdo com o alvitre apresentado pelo ilustre Deputado Sr. Jaime de Sousa, isto é, para que a minha interpelação ao Sr. Ministro do Interior seja marcada para quinta-feira.
O Sr. Presidente: — E se nessa altura não estiver votado ainda o parecer n.º 380?
O Orador: — O meu requerimento é sem prejuízo da votação dêsse parecer.
Foi aprovado.
O orador não reviu.
O Sr. Carlos de Vasconcelos: — Sr. Presidente: peço a V. Ex.ª a fineza de consultar a Câmara sôbre se permite que seja incluído «no antes da ordem do dia», sem prejuízo dos oradores que se inscreverem e dos projectos que já estão marcados para a discussão, o parecer n.º 160, vindo do Senado e cuja discussão na generalidade já aqui foi encetada.
Foi aprovado.
ORDEM DO DIA
Primeira parte
O Sr. Presidente: — Vai continuar a discussão do parecer n.º 424, relativo ao empréstimo.
Tem a palavra o Sr. Cunha Leal.
O Sr. Cunha Leal: — Sr. Presidente: assim como o Sr. Barros Queiroz, ao iniciar brilhantemente a discussão da proposta do empréstimo, quis fazer sentir à Câmara uma cousa, que de resto era escusado frisar, — que S. Ex.ª não era movido na discussão que ia fazer sôbre a proposta senão, pelo alto e nobre desejo de bom servir o País — eu quero também acentuar que não é o propósito de