O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10
Diário da Câmara dos Deputados
O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Paulo Cancela de Abreu.
Vozes: — Só podem falar os Srs. Deputados que já estavam inscritos.
Diversos àpartes.
O Sr. Presidente: — Eu anunciei à Câmara que tinham pedido a palavra para explicações os Srs. António Fonseca, Carlos Pereira e Ministro da Guerra; e para interrogar a Mesa o Sr. Júlio de Abreu.
Não sei qual a interpretação da Câmara.
Vozes: — Ordem do dia.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — V. Ex.ª já me deu a palavra.
Vozes: — Ordem do dia.
O Sr. António Fonseca: — O Regimento manda dar a palavra para explicações em qualquer altura.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Em poucas palavras eu direta V. Ex.ª e à Câmara que a minoria monárquica se reserva para, na devida altura, apreciar êste caso.
O Sr. António Fonseca referiu-se ao que dissera sôbre o facto de terem falado sôbre o orçamento apenas dois Srs. Deputados da maioria.
Na verdade não sei que mais alguns Srs. Deputados falassem — a não ser que o fizessem quando nós não estivéssemos na sala, mantendo-se V. Ex.ªs aqui dentro em chá familiar.
Diversos àpartes.
O Orador: — Pode dizer-se que a maioria está a brincar aos orçamentos.
Diversos àpartes.
O Sr. António Fonseca: — Breves palavras, apenas para dizer ao Sr. Domingues dos Santos que nunca, nem mesmo quando pertenci ao Partido Democrático, eu pensei em intreferir na vida dêsse Partido e muito menos fazer qualquer sugestão ou pressão.
Tenho, porém, o direito de fazer a crítica que entender e as apreciações próprias de qualquer cidadão e Deputado do país.
Tenho dito.
Acta aprovada.
O Sr. Presidente: — São avisados para comparecer no quartel da guarda republicana, 4.ª companhia, os Srs. Estêvão Águas, Dinis de Carvalho e Carvalho da Silva, os dois primeiros para testemunhas e o último para exame de sanidade.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — O Sr. Carvalho da Silva está doente e não pode sair de casa.
O Sr. Presidente: — O exame será feito em casa.
Foi aprovado o requerimento do Sr. Baltasar Teixeira, pedindo a publicidade, no «Diário do Govêrno», do relatório do Sr. Borges Grainha.
Foi aprovado o requerimento do Sr. Alberto Vidal, apresentado no começo da sessão.
Admissão
Proposta de lei
Do Sr. Ministro da Marinha, mandando dar execução à lei de õ de Junho de 1903, na parte que respeita ao concurso para admissão de aspirantes de marinha na Escola Naval.
Para a comissão de marinha.
Projectos de lei
Dos Srs. José de Vilhena e Sá Pereira, extinguindo as assembleas, eleitorais de S. Teotónio e S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira e criando outras.
Para a comissão de administração pública.
Dos Srs. Aníbal Lúcio de Azevedo o José Cortês dos Santos, criando, com designadas povoações, a freguesia de Queluz.
Para a comissão de administração pública.
Foi lida na Mesa a seguinte;
Nota de interpelação
Desejo interpelar o Exmo. Sr. Ministro das Finanças sôbre a cedência, em Setembro e Outubro de 1919, a determinados Bancos e banqueiros, de 430:000 libras,