O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

38
Diário da Câmara dos Deputados
Sr. Ministro da Guerra conseguisse do Parlamento a aprovação desta verba, visto que há ainda muitas viaturas a consertar.
São estas as considerações que entendo dever fazer à Câmara sôbre o Parque Automóvel Militar.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. António Maia: — Sr. Presidente: pedi a palavra para chamar a atenção do Sr. Ministro da Guerra para o lacto de haver, ao que julgo, uma duplicação de verba para a companhia de aerosteiros.
Igualmente desejo chamar a atenção de S. Ex.ª para a- exiguidade da verba destinada à conservação do material de telegrafia com fios e sem fios.
Dados êstes factos, peço ao Sr. Ministro da Guerra para mandar para a Mesa uma proposta transferindo a verba de 2. 300$ da companhia de aerosteiros para êste artigo, conservação do material.
Tenho dito. — O orador não reviu.
O Sr. Ministro da Guerra (Fernando Freiria): — Sr. Presidente: relativamente às considerações que acabou de fazer o Sr. António Maia, devo dizer que já tinha elaborado a proposta nesse sentido, e aproveito a ocasião para a enviar para a Mesa juntamente com duas outras que igualmente dizem respeito a conservação de material.
Estas referem-se aos projectores que vieram do Corpo Expedicionário Português.
Trata-se dum material moderno, que está a deteriorar-se e que necessita de urgente reparação, para o que está calculada a verba de 20 contos.
Tenho dito.
Foram lidas na Mesa e seguidamente admitidas as propostas apresentadas pelos Srs. relator e Ministro da Guerra, que são as seguintes:
Capítulo 2.º, artigo 24.º: Que seja alterada a verba (p. 63):
Rêde radiotolegráfica militar, 15 postos de telegrafia sem fios 180. 000$
Sala da Sessões, Julho de 1923. — O Ministro da Guerra, Fernando Freiria.
Capítulo 2.º, artigo 24 (p. 63):
Proponho que a verba de 1. 200? destinada ao fundo das diversas despesas da companhia de aerosteiros seja transferida para a rubrica:
«Conservação de material de telegrafia sem fios e com fios, que fica assim elevada a 7. 200$».
Sala da» Sessões, 2 de Julho de 1923. — O Ministro da Guerra, Fernando Freiria.
Capítulo 20.º, artigo 24.º (p. 63):
Que no mapa A do parecer sôbre a proposta orçamental seja acrescentado:
«Na arma de engenharia:
Para reparação e funcionamento de projectores de campanha vindos do Corpo Expedicionário Português, 20. 000$».
Esta Acerba será abatida no capitulo IV: «Instalações e reparações em quartéis».
Sala das Sessões, 2 de Julho de 1923. — O Ministro da Guerra, Fernando Freiria.
O Sr. Francisco Cruz: — Sr: Presidente: ouvi com bastante agrado as considerações feitas pelo Sr. Pires Monteiro, porque, na verdade, estando o Parque Automóvel envolvido numa atmosfera tam densa, é sempre agradável ouvir fazer referências justas.
Já tive ensejo de visitar êsse estabelecimento do Estado, e verifiquei não haver razão para tal atmosfera.
Todavia, eu desejo fazer uma pregunta ao Sr. Ministro da Guerra: tenho conhecimento de que o Govêrno encomendou dois carros para Presidência da República.
Desejava saber se isto tem algum fundamento.
O Sr. Ministro da Guerra (Fernando Freiria): — O Parque Automóvel está reparando um carro para serviço da Presidência da República.
O Sr. Francisco Cruz: — O Sr. Ministro da Guerra não afirmou nem negou.
O Sr. Ministro da Guerra (Fernando Freiria): — Eu não sei mais nada do que disso.
O Sr. Carvalho da Silva: — Costumo ser sempre leal, mesmo para os meus adversários políticos, como o Sr. Francisco Cruz.