O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 Diário da Câmara dos Deputados

em que revelou patriotismo e coragem.

Em meu nome e no do Grupo Parlamentar a que pertenço, as minhas saudações também.

Tem, repito, um lugar no nosso exército pela forma prestigiosa como soube exercer as suas funções, não só como chefe do estado maior, mas como comandante no front dum batalhão.

Apoiados.

Sobraça hoje uma pasta e em ocasião bem difícil, a da Instrução.

Demonstrou, repito, excepcionais qualidades de trabalho e competência que muito bem o colocam entre os homens públicos. Os assuntos de instrução não são estranhos a S. Exa., como professor de duas escolas superiores do País.

Apoiados.

Não posso deixar de saudar em meu nome pessoal e no do Grupo Parlamentar o Sr. Álvaro de Castro.

E a êste respeito, sem melindres para aqueles Ministros que saíram, e aos quais eu presto as minhas homenagens, pois a verdade é que eram autênticos, homens de bem e de valor, eu não posso deixar de felicitar o Sr. Álvaro de Castro com esta recomposição, visto que com ela conseguiu trazer para a vida governativa dó País elementos de valor, de, autêntico valor. homens republicanos, homens que pela sua fé republicana inabalável tudo sacrificarão pelos destinos dá Pátria,e da República.

Tenho dito.

O orador não reviu.

Foi lida e admitida a moção enviada para a Mesa pelo Sr. Carvalho da Silva.

O Sr. Sá Pereira: — Sr. Presidente: não tenho estado na sala, desconhecendo, portanto, o que se tem passado. Estou certo, porém, de que já alguém dêste lado da Câmara falou em nome do Partido Republicano Português, apresentando os seus cumprimentos aos novos Ministros e porventura lamentando a saída de todos ou alguns, dos Ministros que foram demitidos hoje pelo Diário do Govêrno. Não tenho, portanto, Sr. Presidente, de fazer considerações de ordem política, pois que isso é para o leader do meu partido.

Como me interesso, porém, pela triste

e desgraçada situação que p País está atravessando, entendo do meu dever lembrar ao. Sr. Presidente do Ministério que é indispensável que os novos Ministros ponderem o tratem de remediar a situação em que êste pobre povo português está vivendo.

Sr. Presidente: não desconhece V. Exa., nem a Câmara, a situação criada no País desde a moagem até aos homens que negoceiam em produtos nacionais. E assim, bom será que. o Govêrno, que já tem autorização para isso, como, por exemplo, a autorização para o caso das cambiais, trate de melhorar a situação em que nos encontramos.

Espero, pois, da energia do Sr. Presidente do Ministério, como da dos demais Ministros, o emprego dos meios indispensáveis para que se possa viver sem ter dCe se recorrer ao roubo para se não morrer de fome.

Tenho visto, Sr. Presidente, pelos jornais que o Govêrno tomou providências no sentido de serem defendidos os serviços do Estado, muito principalmente os do Ministério das Finanças, pois a verdade é que êsses serviços não podem continuar a ser entregues a funcionários pouco escrupulosos.

Entre os novos Ministros encontram-se alguns que são velhos amigos, como por exemplo o Sr. Ministro da Instrução, bom como colegas nossos, como sejam ô Sr. Ministro do Comercia è õ Sr. Ministro da Agricultura, fazendo eu votos para que o Sr. Ministro da Agricultura, com a sua inteligência, e boa vontade, faça mais alguma cousa do que fez quando da última vez que foi igualmente Ministro da Agricultura.

O orador não reviu.

O Sr. Presidenta do Ministério, Ministro das Finanças e interino dá Guerra (Álvaro de Castro): — Sr. Presidente: pedi a palavra para agradecer ao Sr. Almeida Ribeiro as palavras que pronunciou em nome do Partido Democrático.

Igualmente agradeço ao Sr. Lino Neto as palavras que em nome do Partido Católico dirigiu ao Govêrno e as palavras de incitamento que lhe dirigiu a fim de que continue na sua obra.

Agradeço ao Sr. Pires Monteiro as referências que fez ao Govêrno, declarando