O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 28 de Fevereiro de 1924 17

po de homens interessados na obra de ressurgimento nacional.

Circunstâncias que todo o País conhece fizeram com que o Sr. Álvaro de Castro se visse obrigado a substituir alguns dos seus Ministros. Ainda nessa emergência o Sr. Álvaro de Castro demonstrou possuir aquelas qualidades de decisão, de energia e resolução que são absolutamente essenciais no momento que passa.

Não podemos estar presos a quaisquer dificuldades de momento. Temos que resolver todos os óbices que se levantem e um homem como o Sr. Álvaro de Castro, que à frente do seu Govêrno tem resolvido tantas e tantas dificuldades, que tem sempre procurado soluções para todos os problemas que se lhe têm apresentado, é pessoa que não pode deixar de merecer todo o nosso aplauso. E, se divergências de carácter político podem levar a oposição a estabelecer certas dificuldades, dificuldades que a livre discussão perfeitamente admite, estou certo de que como patriotas que todos somos, qualquer que seja o lado que ocupamos nesta Câmara, estaremos convencidos de que o Govêrno precisa daquele auxílio, daquela colaboração patriótica que todos somos capazes de lhe dar.

A oposição não pode ser levada a extremos tais que procure qualquer episódio secundário para criar dificuldades à vida governativa.

Contava o Govêrno presidido pelo Sr. Álvaro de Castro com o apoio de um grupo chamado Seara Nova.

Êsse grupo não pode deixar de merecer simpatias pela maneira como procura resolver todas as questões sociais; mas nas condições em que se colocou, em face de um facto já consumado, de uma resolução tomada pela Câmara dos Deputados, não podemos deixar de louvar e agradecer ao Sr. Álvaro de Castro a atitude que tomou, convencido de que o Parlamento é a garantia da vida nacional colectiva, não aceitando uma imposição impertinente dêsse grupo.

Quando uma assemblea como a Câmara sabe a grandiosa responsabilidade que tem e sente a missão que lhe incumbe dentro do país, não pode aceitar indicações para modificar resoluções que tomou.

Ao Sr. Presidente do Ministério dirijo pois em meu nome, e creio no de toda a Câmara, as minhas saudações e agradecimentos pela forma como resolveu a questão, não aceitando a indicação do grupo Seara Nova para resolver a questão que deu lugar à saída do Sr. Ministro da Guerra.

Todos nós, assim como o Govêrno, já manifestámos o reconhecimento do valor mental do Sr. António Sérgio.

Todos nós já manifestámos a mágoa pelo desaparecimento no Ministério de elementos tam valiosos como os dois Ministros que saíram; mas desde que êsses dois" Ministros se julgavam obrigado» a aceitar as indicações de um grupo que se queria impor à acção parlamentar, todos nós não podemos deixar de nos solidarizarmos com a resolução tomada pelo Sr. Álvaro de Castro.

Sentimos também que desapareça o Sr. António Fonseca do elenco ministerial, onde soube mostrar sempre as suas qualidades intelectuais, como as mostrará no seu pôsto diplomático, onde servirá bem a causa nacional.

O Sr. António Fonseca no seu novo cargo certamente continuará a demonstrar as suas altas qualidades de inteligência.

S. Exa., que prestara no seu cargo relevantes serviços, foi substituído pelo Sr. Nuno Simões.

Todos conhecem as qualidades da inteligência brilhante de parlamentar do Sr. Nuno Simões. A S. Exa. dirijo, em meu nome e no do Grupo Parlamentar de Acção Republicana, as minhas saudações.

O outro novo Ministro é o Sr. Joaquim Ribeiro. Todos conhecem a alta competência com que S. Exa. se tem dedicado aos assuntos que correm pela sua pasta.

A sua nomeação para a pasta da Agricultura deve satisfazer o sentimento de todos aqueles a quem interessa o problema económico, que está no seu aspecto mais agudo.

S. Exa. tem qualidades de firmeza, decisão e estudo.

As minhas saudações, pois, ao novo Ministro da Agricultura.

O outro é o Sr. Hei der Ribeiro, novo Ministro da Instrução, antigo Deputado, que se distinguiu nos campos de, batalha