O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 24 de Junho de 1924 9

Discriminação das situações semanais das notas do Banco de Portugal, e, circulação.

[Ver valores da tabela na imagem]

Os números relativos às datas até 4 de Junho, inclusive, são extraídos das situações semanais já publicadas; os respeitantes a 11 e 18 de Junho e descritos nas duas colunas intermédias são designados em números redondos por estarem sujeitos a pequenas rectificações que podem vir do Funchal e Açores.

As notas em circulação em representação dos débitos do Estado por contratos atingiram o máximo de 1:325.005.900$55 em 23 de Janeiro de 1924, e assim se tem mantido.

Quanto às notas em representação dos suprimentos ao Govêrno, segundo a convenção de 29 de Dezembro de 1922, para maneio das exportações, elas variam conforme o valor das cambiais. As flutuações que se observam são resultantes, portanto, da maior ou menor existência de cambiais. É uma conta integralmente representada por valores ouro.

Quanto à circulação própria do Banco, ainda está afastada do limite máximo que, nos termos dos contratos vigentes, é de 207:536.292$540.

Ficam, assim, completamente anuladas as afirmações que, injustificadamente, por várias vezes se têm produzido, de que o Govêrno se socorre do aumento da circulação fiduciária para efectuar o pagamento das despesas públicas.

Convém agora mostrar quais as sucessivas alterações no déficit orçamental, previsto para o ano económico de 1924-1925, tendo em atenção o agravamento do prémio do ouro que passa de 2:555 por cento, conforme está fixado na respectiva proposta orçamental, para 3:289 por cento, segundo as últimas cotações, e bem assim as deminuições de despesas e os aumentos de receitas já seguramente obtidos, em conseqüência de providências já adoptadas e as que serão alcançadas se determinadas autorizações forem conferidas pêlo