O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 23 de Julho de 1924 25

Se a proposta, por qualquer circunstância, é dirigida contra o presidente da comissão encarregada de reorganizar as escolas primárias superiores, acho bem. Simplesmente, há uma cousa que preciso disser. Nada tenho a ganhar com o trabalho que possa fazer na comissão, a qual é inteiramente gratuita. Colaborei com o Sr. Helder Ribeiro exactamente como tenho colaborado com vários.Ministros que me têm pedido o meu trabalho, e se não colaborei com outros foi porque tal me não pediram.

Colaborei com Ministros de várias cores políticas. Comecei por colaborar com o Sr. Dr. Afonso Costa que, logo ao começo da República, me encarregou de fazer uma inspecção aos estabelecimentos do Telhal e da Idanha. Nada recebi por essa comissão de serviço. Pelo contrário, tive até de pôr dinheiro da minha algibeira porque todos os transportes foram à minha custa. É claro que com esta referência não quero fazer qualquer censura, porque estou certo de que se tivesse apresentado a conta do que tinha gasto, seria reembolsado. Como, porém, ninguém me falou no caso, eu também não falei e, para que se não dissesse que metia na conta mais do que aquilo que tinha gasto, deixei o assunto.

Pelo Sr. D r. Afonso Costa igualmente fui encarregado de fazer parte da comissão que procedeu à sindicância à Escola de Vila Fernando. Nada recebi também por essa comissão.

Pelo Sr. Dr. Afonso Costa ainda fui nomeado membro da comissão que fez a lei de protecção a menores, comissão esta igualmente gratuita.

Pelo Sr. Dr. António José de Almeida fui encarregado de fazer parte da primeira comissão nomeada para reorganizar os estudos entre nós. Igualmente, nada recebi.

Mais tarde, e ainda pelo Sr. Dr. Afonso Costa, fui nomeado juiz adjunto da Tutoria da Infância, lugar que exerço gratuitamente.

Pelo Sr. António Sérgio fui encarregado de fazer parte duma comissão, que ainda funciona, para elaborar vários trabalhos pedagógicos.

Por último fui encarregado pelo Sr. Helder Ribeiro de fazer a reorganização das escolas primárias superiores.

Todas estas comissões são absolutamente gratuitas. Por conseqüência, com isto simplesmente quis dizer que tenho colaborado com vários Ministros, sem me importar com a sua cor política, e principalmente por serem tais comissões gratuitas.

Comissões pagas me foram oferecidas mas não as aceitei. Não aceitei também o lugar que me foi oferecido pelo Sr. Bernardino Machado de director da Instrução Secundária e Superior, em seguida à demissão do falecido Dr. João de Meneses.

Também me foi oferecido o lugar de director do Manicómio, hoje designado Manicómio Bombarda, que não aceitei igualmente.

Não tenho dúvida em aceitar todas as demais comissões que forem gratuitas, seja qual fôr o Ministro.

A proposta foi apresentada para torpedear a comissão de reorganização das escolas primárias superiores.

Interrupção do Sr. Tavares Ferreira que não se ouviu.

O Orador: — Esclarecendo um pouco mais as dúvidas apresentadas pelo Sr. Tavares Ferreira, devo dizer que a prova de que as bases, são exactamente as mesmas é que a comissão agora, que novamente entra em função, depois de o Sr. Abranches Ferrão ser Ministro, toda ela as aprova, com excepção dum único membro.

Apareceu nos jornais uma moção dos professores como tendo sido aprovada, quando o não foi.

Mas a atmosfera criada por parte dos professores primários superiores foi vencida pela persistência do Sr. Helder Ribeiro.

Quando, porém, a proposta do Sr. João Camoesas fôr aprovada aparecerá a mesma resistência.

O que me espanta é a atitude do Sr. João Camoesas, cujo discurso ouvi com a atenção que permite a acústica desta sala, na qual quanto mais se levanta a voz menos se ouve.

O seu discurso foi belo, dito em voz de barítono, e ficaria bem dito numa igreja, e comoveu-me; simplesmente, como tenho um espírito crítico irreverente, depois do discurso de S. Exa. ocorreu-me preguntar a mim mesmo se as cousas ficariam