O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Ribeiro de Carvalho: - Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.° do Regimento.

Procede-se à contraprova.

O Sr. Presidente: - Está levantado 1 Sr. Deputado, e sentados 79.

Está aprovado.

Está em discussão a acta.

O Sr. Jaime de Sousa (sobre a acta): - Sr. Presidente: no final da sessão de ontem, o ilustre Ministro da Guerra comunicou à Câmara ter terminado, pela aterragem em Bolama, em condições normais, do Breguet 15, tripulado pelos heróicos aviadores portugueses, o raid Lisboa-Guiué.

Pelo adiantado da hora o estreiteza de tempo de que se dispunha, não houve ensejo, por parto da Câmara, de salientar êste facto, que maior glória e honra vem dar à aviação portuguesa.

Nestes termos, entendo que a Câmara só honrará fazendo inscrever na acta uma saudação aos heróicos aviadores, demonstrativa do apreço em que tem êste facto, que a todos enche de alegria e de orgulho.

Sr. Presidente: em meu nome pessoal, como oficial de marinha, militar e colega, portanto, dos heróicos aviadores, proponho que na acta fique exarada uma saudação a êsses bravos oficiais, e estou convencido de que a Câmara não deixará de aprovar a minha proposta.

Não quero deixar passar o ensejo sem prestar a minha homenagem àqueles que pela Pátria se sacrificam,, e V. Exa. viu até que ponto êsse sacrifício pode ir, pois a partida do Bregnet 15 foi tristemente assinalada por um desastre, estando a esta hora a enterrar-se um dos representantes da imprensa, que heroicamente se prestou a subir no Breguet 13.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Guerra (Vieira da Rocha): - Sr. Presidente: por parto do Govêrno, associo-me à saudação proposta pelo Sr. Jaime de Sousa aos heróicos aviadores do raid Lisboa Guiné, capitão Pinto Correia, tenente Sérgio da Silva e mecânico Manuel António.

É realmente digna de louvor a audácia dêstes arrojados aviadores, que fizeram, brilhantemente um percurso tam longo, sem qualquer acidente.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Morais Carvalho: - Sr. Presidente: em nome da minoria monárquica, associo me à proposta de saudação do Sr. Jaime de Sousa, pelo feito brilhante dos ilustres aviadores, que realizaram a viagem Lisboa-Guiué.

Tenho dito.

O Sr. Viriato da Fonseca: - Sr. Presidente: com todo o gosto me associo, em nome do Grupo de Acção Republicana, à proposta do Sr. Jaime de Sousa, pela chegada a Bolama dos heróicos aviadores portugueses.

Efectivamente, êste raid representa não só um feito valoroso, mas também a demonstração de que a aviação vai entrando no campo das cousas práticas.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Pinto Barriga: - Sr. Presidente: em nome dos Deputados Independentes, associo-me ao voto do saudação proposto pelo Sr. Jaime de Sousa.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Lino Neto: - Sr. Presidente: regozijo me com a chegada dos aviadores à Guino, pois que se trata dum facto de interêsse nacional que serve de estímulo à prática doutros no mesmo sentido, e associo-me gostosamente ao voto de saudação proposto pelo Sr. Jaime de Sousa.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Em vista das palavras proferidas de todos os lados da Câmara, considero aprovado por unanimidade o voto proposto pelo Sr. Jaime do Sousa.

Foi aprovada a acta.

O Sr. Velhinho Correia: - Sr. Presidente: em nome da comissão do Orçamento mando para a Mesa um projecto de alteração ao Regimento, na parte que interessa à discussão do Orçamento Geral do Estado, e peço a V. Exa. que con-