O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 Diário da Câmara doa Deputados

e daquele que já saiu com todos os documentos necessários para contraditar o que está escrito.

Se em outros tempos era necessário, quando só atravessava o pinhal da Azambuja, trazer sempre preparado o coldre da pistola, hoje, que há um pinhal de Azambuja moral, é necessário estar-se munido de documentos para responder como é preciso.

Quási que necessitamos trazer atrás de nós um taquígrafo para testemunhar as palavras que são pronunciadas.

Felizmente que ou, continuando sempre romântico nas minhas convicções dentro da política, trouxe, no entanto, os meus documentos, que constituem quási dois terços da minha resumida bagagem.

Quem quero tratar uma questão destas com serenidade aceita o pretexto que lho é oferecido ou provoca-o, e depois, aqui ou em qualquer outro sítio, trata do assunto perante quem pode ser juiz.

A Câmara tem as suas comissões.

Escolha só uma comissão para que me julgue e avalie dos processos de que usei o da honestidade dos meus actos.

Sr. Presidente: cheguei a Macau em princípios de Janeiro de 1923; em 12 de Fevereiro eu mandara ao Ministério das Colónias o meu relatório sôbre a situação em que fui encontrar a província. Dizia eu nesse, relatório que a solução do problema essencial para a colónia não era nem podia ser de ordem militar, e exclusivamente administrativa.

O chinês é fundamentalmente inteligente o prudente e, na sua quási totalidade, comerciante ou letrado.

Não é, por isso, com uma política estreitamento militarista e autoritária que nós podemos levá-lo ao bom caminho dos entendimentos úteis à colónia,

Isso mesmo eu compreendi no chegar a, Macau o foi nessa ordem, de ideas que não quis lá expedições, nem navios, nem qualquer cousa que pudesse representar uma ameaça de violência, mas tam somente alguém altamente colocado que com conhecimento e cautelosa acção tratasse do assunto.

O Ministro das Colónias respondeu ao meu pedido nesse sentido, informando-mo de que o Dr. João Bianchi, não podia seguir para Macau como havia sido combinado o que ia ser encarregado dessa missão o Sr. Batalha de Freitas nosso Ministro em Pequim.

Quero dizer: aquelas credenciais especiais que mo haviam sido conferidas quanto à parto diplomática dos. assuntos relativas ao pôrto foram transferidas para o Sr. Batalha de Freitas.

Preguntou-me S. Exa. as instruções especiais que eu tinha sôbre o assunto, ao que eu respondi não ter nenhumas, visto não ter ainda em meu poder a acta da sessão aqui efectuada.

Retorquiu S. Exa. que, nessas condições, julgava inconveniente abandonar Pequim, dado o estado do rebeldia entro Pequim e Cantão e que, assim, julgava conveniente mandar alguém a Hong-Kong sondar as disposições acerca do porto o saber o que a tal respeito se pensava em Cantão.

Afirmei ao Sr. Batalha de Freitas que me parecia não ser êsse o melhor caminho a seguir, mas sim aquele, que eu aponto no folheto a que mo tenho referido.

Mas não é preciso ler muito, basta ler o que aqui se diz:

Leu.

Dirão V. Exas. que tenho algum documento, alguma frase, em que mostro que houve outra ligação.

Eu já disse a V. Exas. que não tenho o arquivo todo, mas tenho um documento confidencial em que se mostra que tive quasi por instantes resolvida a delimitação da China que não só efectuou por ter-se modificado a política de Cantão.

Eu não fui encarregado do escrever êsse memorandum, mas de estudara situação de Macau de colaboração com um Ministro em indo a Cantão.

Se isto não é uma autorização, eu já não sei o significado das cousas e das palavras.

A outra acusação que me fazem é de ter reincidido na falta quando estava em Genebra representando Portugal na Conferência do Ópio.

Então eu verifiquei que estávamos a fazer um forte em terrenos conquistados do acordo com o Cantão, mas deixávamos para o futuro a resolução sôbre se o terreno nos pertencia ou não.

E nesta ocasião em que as nuvens se acastelam numa guerra tremenda entre a raça branca e a amarela, e para que a In-