O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 Diário da Câmara dos Deputados

funcionários civis e militares resolveram espontaneamente aderir à República, o foram em massa inscrever-se nos livros do Directório do Partido Republicano Português, que então era 110 Largo de S. Carlos, hoje chamado Largo do Directório. Aí só inscreveram voluntariamente numerosos oficiais do exército; e quere V. Exa. saber o que sucedeu?

Das pessoas que se inscreveram voluntária o espontaneamente, segundo informações que me deu o já falecido ê malogrado José Barbosa, mais do trinta estiveram nas incursões da Galiza; facto simples o singelo, que não precisa do comentários nem explicações.

Sr. Presidenta: fomos nós, ao implantar a República, duma generosidade tamanha e lealdade tam grande, que julgámos que entro portugueses não havia pessoa que não nos viesse abraçar, o no entanto aconteceu o que relatei a V. Exa.: é que de entro essa própria gente filiada na primeira hora, mais de tr~es dezenas foi acolher-se à bandeira azul o branca o foi armar-se na Galiza para invadir a sua própria Pátria, vindo do território donde tinham vindo todos os inimigos dêste País o que ali mesmo procedem de tal sorte que o monárquico Álvaro Pinheiro Chagas teve que exclamar, a certa altura, esta frase formidável que pesa sôbre êles como um pelourinho: "com isto pode fazer se a Monarquia, mas não se salva a Pátria".

Ora não é também em relação a êste período da vida do Partido Republicano Português, que pode considerar-se a política executiva pela acção do Govêrno Provisório da República, que se pode afirmar que o Partido Republicano Português o sercou o exclusivo do Poder em Portugal; porque se é facto que, pelas relações, êle exerceu todos os selos do Estado, é também certo que êle governou abrindo os braços a todos, mesmo até àqueles que haviam de ir armar-se contra o seu próprio País.

Depois, veio ã fase das Constituintes.

Durante a isso das Constituintes, o núcleo dos republicanos que ficara unido à volta da bandeira do velho partido republicano bateu-se aqui, quando nas cadeiras do Poder só sentavam precisamente as pessoas que figuram daquele lado da Câmara.

Sucedeu até que os melhores lugares da Republica não foram ocupados pelas pessoas que se encontravam dêste lado da Câmara.

Apoiados.

E ou, que na América do Norte tive ocasião de apreciar a sua vida política e social, sou do opinião de que todas as actividades administrativas devem ser capazmente remuneradas.

Vem isto a propósito da célebre campanha contra os tubarões que então só levantou.

Creio mesmo que um dos defeitos da República, um dos seus piores costumes,, é não remunerar convenientemente aqueles que exercem funções de direcção administrativa e política, colocando-os em situação de poderem fazer economias.

Não é assim que procedem as melhores democracias do mundo. Lá fora remuneram-se essas pessoas com o bastante para poderem adquirir os meios de conforto necessários à vida e para que possam resistir a todas as suas contingências.

Não fui, portanto, eu daqueles que aplaudiram a celebro campanha contra os tubarões, antes pelo contrário, insurgi-me contra os que, por motivos políticos, faziam disso pretexto de agressão contra êsses homens.

Mas agora não trato disso, trato apenas do reconhecimento do um facto que eu daqui atiro ao Sr. Cunha Leal, como uma desforra. E que a actividade gástrica dessa época náo era do Partido Republicano Português.

Apoiados.

Por consequência, até 1912 aquela parte do Partido Republicano Português, que assim se denomina ainda hoje, não exerceu Poder, e por isso não se pode afirmar que êle tivesse o exclusivo do Poder até essa época. Antes, com o sou apoio leal, governaram todos os vários partidos.

Depois, quando se constituiu o grupo parlamentar do Partido Republicano Português, que havia de ser a continuação do Partido Republicano Português, não exerceu esto partido o Poder por uma forma, independente e autónoma, pois que foi-o agrupamento político a que presidia o Sr. Brito Camacho que apoiou o Partido Republicano Português durante o primeiro Govêrno presidido pelo Sr. Afonso Costa, E quando o Govêrno do Sr. Afon-