O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

fitssão de 26 de Janeiro de 19K1

fez, deixando na miséria os defensores do Mindelo, os veteranos da Liberdade, dos quais já hoje apenas restam um ou doii.

Sr. Presidente: a revolução fracassou, como de resto têm sempre fracassado todas as revoluções.

O fracasso desta principalmente foi enorme, por D. João VI ter jurado a Constituição que três anos depois renegou. •

As revoluções são feitas pelos homens, mas determinadas por circunstâncias de ocasião; portanto, vêm, de facto, perturbar a marcha natural da evolução humana.

É dessa perturbação que resulta o fracasso teoricamente, previsto.

Porquê? Porque a perturbação artificialmente . apressada, obriga a sair fora dos ditames da natureza.

Assim, por exemplo, pelo estudo dos diferentes períodos geológicos chegamos a uma época que é a dos animais paleon-tológicos, a dos répteis monstruosos. Sabemos que circunstâncias especiais que não é -esta a oportunidade de expor, tinham determinado esse desenvolvimento fora da evolução natural. Lá veio, então, a natureza corrigir, com os cataclismos diluvianos. perante os quais logo desaparecem esses répteis.

Mas o fracasso da revolução paleonto-lógica não impediu o desenvolvimento da evolução que logo determinou como sucessão aos répteis — as aves.

Como reminiscência dessas épocas ainda existe a frase r «Quando as galinhas tiverem dentes >.

Esta expressão é ariana. É mais, é se-, mita, é turanianá.

Por toda a parte do. mundo que percorri, encontrei frases correspondentes a tal expressão.

Só na .América não sei se ela existe..

Muita gente mal sabe o que se contém dentro desta frase.

Por ela subsiste ancestralmente a reminiscência de uma época em que as aves, herdeiras naturais dos velhos répteis alados de que o fossilismo ainda conserva os vestígios, tinham dentes. .

Sem me reportar especialmente a tam árido assunto, sempre lembrarei que os papagaios ainda revelam no seu exame anatómico, o embrião dos dentes que já

desapareceram. Bom exemplo fóssil das aves de dentes sterodactylut spe.ctabilis e a archaeopetrix lithographica, e outros que os museus geológicos de todo o mundo arquivam.

1 As revoluções, pois, seja de que natureza forem, têm de ser apreciadas dentro destes conceitos e critérios.

Aqueles que atribuem á independência do Brasil, ao facto de D. João VI ter ido para lá, erram completamente. Fosse ou não fosse, a independência dav*-se. .Não' me domina o fatalismo histórico.

É que havia chegado o período do desmembramento colonial. As Republicas Sul-Americanas desligavam-se da Espanha ; os Estados Unidos separavam-se da Inglaterra após a violenta Guerra da In-pendência. „

E tudo isto pôde por lá fazer-se sem a intervenção de nenhum João VI! '

Sr. Presidente : embora faça a comemoração deste centenário, cheio de contentamento porque se trata dum facto que. marca na marcha evolutiva da sociedade, eu não posso nem devo atribuir o acoute-. cimento à acção deste ou daquele homem. Os homens não goveráam o progresso; o progresso é que governa a humanidade.

Já o tenho dito, e não me causarei de o repetir.

Esta revolução trouxe mais uma vantagem superior, a que ainda aqui não ouvi fazer alusão : ;o Tribunal do Santo Ofício desapareceu de Portugal com a revolução

^

Êss.e tribunal que durante três séculos dominou a sociedade portuguesa, terminou os seus dias, desapareceu por completo nessa época.

Este facto coincide com a grande ceíe-bração que hoje estamos aqui fazendo.

Mas há mais alguma cousa.

Esta revolução permitiu que entrasse em Portugal o romantismo, que representa a última palavra do estudo metafísico das sociedades. Nós atravessamos ainda nesto momento este derradeiro período do metafísicismo que é o romantismo, e esse, logo que entrou^ em Portugal, constituiu nm DOFO factor do desenvolvimento do espírito revolucionário.