O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14

Diário das Sessões do Senado

Mas não. Nem o que só nos fornecem platonicamente hoje é barato!

Depoisj Sr. Presidente, obrigar os consumidores a adquirirem a ração mensalmente ó o mesmo que dizer ao pobre: «Tu não tens ração».

«íOs que ganham dia a dia," semana a semana, apenas o suficiente para fazer face às despesas do dia ou da semana, onde têm dinheiro para comprar açúcar, azeite e manteiga para todo o mês?

São assim as altas congemmações nos comissariados que têm governado o estômago da país.

Ante essas engraçadas congominacões — engraç?das se não provocassem tragédias em muitos lares — chegamos à eon-. clusão de que tal medida aumentou até o número de consumidores de azeite, quando o que seria necessário era reduzí-Io o mais possível.

Uma voz : —Aumentar, como?

O Orador: — Eu explico. Por esse país fora, em certas regiões, há milhares do pessoas que não gastam um fio de azeite. Têm para o caldo o clássico unto e um pedaço de toucinho ou farinheira com pão e batatas, têm o principal passadio, não só por ser mais fácil de preparar e de levar para o trabalho, como também por economia. Pois essa gente, que nunca se preocupou com azeite, agora, que azeite é ouro, visto ter direito a um litro por mês, exige-o para depois o negociar. E, sempre qne o pode alcançar, não o dispensa. E desta forma, como disse, o comissariado aumentou o número de consumidores nessa prodigiosa medida do inoportuno racionamento.

<_ que='que' de='de' quiser='quiser' bases='bases' jornais='jornais' para='para' onde='onde' nem='nem' tabelamento='tabelamento' bois='bois' gente='gente' não='não' exigir='exigir' a='a' estãc='estãc' desde='desde' os='os' e='e' alfaias='alfaias' adubos='adubos' riem='riem' lavoura='lavoura' es='es' ao='ao' o='o' p='p' tods.='tods.' as='as' pode='pode' estão='estão' lavrador='lavrador' tabeladas='tabeladas'>

A razão única é a protecção sscanda-losa, imoral, criminosa, que se está dr.n-do aos poderosos senhores da moagem. É um Estado dentro do Estado. Não tenham dúvidas. (Apoiados}.

Mas isto, Sr. Presidente, são apenas palavras. E necessário aduzir factos cue demonstrem axiomàticamente o que é o

comissariado dos abastecimentos, a necessidade da sua extinção imediata e, conse-qúentemente, a liberdade de comércio.

Vejamos :

Nas minhas revelações não quero visar nem fazer insinuações ao comissário dos abastecimentos, que não conheço e de quem tenho ouvido fazer os maiores elogios como homem de honestidade e incapaz de se envolver em negociatas ou actos monos dignos e ilícitos.

Da minha exposição de factos, quando muito, poderá concluir-se que o Sr. Pe-res Trancoso não está à altura daquele lugar. Não tendo a preparação especial que o cargo exige, ele tem sido da mesma incompetência que já tivera caracterizado todos os seus antecessores.

O que se tem feito no Ministério da Agricultura desde longo tempo, sem a responsabilidade do actual Ministro, Sr. Bernardiao Machado, é verdadeiramente fantástico, inconcebível, inacreditável.

Há muito que o trigo nacional é tabelado, obrigando o lavrador a vendê-lo por um preço mínimo, recebendo papel, quando compram o trigo exótico por mais do dobro e pago em ouro, o que aumenta o custo duma forma pavorosa.

Ainda há poucos dias, quando da greve dos padeiros, tendo os fiscais das subsis-tências recebido ordens para irem selar a farinha das padarias que não funcionavam, foram exceptuados dessa medida os estabelecimentos pertencentes à moagem. Contra este potentado, prejudicialíssimo à Nação, ninguém se levantou. Todos se curvam reverentes ante a sua vontade.

Se assim não fosso, há muito as fábricas deveriam ter sido mobilizadas pelo Governo.

Compreende-se lá que a moagem esteja a ganhar rios de dinheiro, a fazer milionários, e que o Estado tenha, com o trigo que lho entrega um âeficit de 50 mil contos por ano?

j Mobilize-se o moagem !

Para este acto de patriotismo enérgico, é que eu queria um comissariado de abastecimentos, e não para mesquinharias que .só fazem mal e criam desconfianças. (Apoiados).