O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário das Sessões do Senado

Melhor do que ninguém, o actual Governo está apto a clesenípcnhf.r esta obra patriótica, pois que, com as medidas quo já tomou, mostrou nílo só importar do alienar simpatias políticas.

Portanto, o Governo se quiser pumle-rar as min.ias modestas palavras, c continuar no desempenho da sua missão deve trazer à Câmara as medidas necessárias pari: evitar u desvalorização da nossa moeda, medidas que, estou corto, o Parlamento aprovará. "

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Vai pat^ar se à ORDEM DO DIA

Coutiuuaç2o do debato político

O Sr. José Pontes: — Sr. Presidente: pedi a palavra para cumprimentar o novo Governo, o faço-o om meu iionic pessoal.

DOste lado da Câmara são conhecidos os assuntos de que vou tratar, pois que sã o constanternento aqueles que mo prendem a atenção e despertam as minhas energias, ao mesmo tempo que são problemas importantíssimos para a economia nacional.

Antes porém do entrar nesses assuntos saúdo o novo Governo onde encontro velhos companheiros de -trabalhos escolares, isto ó fortes amizades que têm vinte e tentos anos.

Kflfiro me por exemplo ao Sr. Ministro da Marinha, comandante Pereira da Silva,, que é um precioso elemento do elenco governamental.

Es'.ou convencido que a sua vontade forte há-dc vencer todas as dificuldades que se lhe apresentem, e que a sua maneira muito diplomática de agir há-dc marcar um lugar como merece mares r.

Outro conhecido velho é o r.címil Ministro da Guerra, o major Sr. Ribeiro de Carvalho, meu compatrício, autêntico herói, home-ii que o exército admira e os-linui.

Sr. Pi-psidente: a declaração ministerial d'z que assenta principalmente no princípio d a autoridade.

A essa autoridade me encosto, parr, procurar soluces às questões de q u n, r.qui, tenho tnit-.uio muitas vezes corj nír.^ias-

mo, algumas violentamente, mas sempre com fé e com sinceridade. São problemas que dizem respeito à educação física. São problemas que dizem respeito ao regiona-lismo, à defesa dos interesses das províncias, sobretudo da minha — o qne é natural. São problemas que dizem respeito ao interesse geral do País o à propaganda que dele poderíamos fazer no estrangeiro. São problemas de interesso máximo para as terras do Portugal.

Sr. Presidente: julgo que não é desconhecido do Sr. Ministro da Instrução, um intelectual trazido até esta casa do Parlamento pelo agrupamento da Seara Nova, o problema educativo da cultura corpórea. Formar o homem constitui o primeiro cuidado de um governante.

O Sr. Álvaro do Castro, quando Deputado nas bancadas da oposição, soube dizer, com voz sonante, que, dos oficiais que iam para Mafra fazer o seu tirocínio, 50 por cento foram rejeitados por incapacidade de fazer exercícios físicos.

O Sr. Ministro da Marinha teve a gentileza de me fornecer os seguintes elementos : em 1:500,homens que foram à inspecção para a Marinha, havendo necessidade de se escolherem 600, apenas se conseguiram seleccionar 320 e isso com imensa dificuldade.

Isto porquê?

Porque a mocidade portuguesa não tem elementos de vida e, lembrando o facto, tem oportunidade que junte os meus clamores aos dos Srs. Aragão e Brito, Ribeiro do Melo e Herculano Galhardo, con tra a carestia da vida, porque ela incide na formação do homem.

Devemos enfrentar eoèrgicamentc estos problemas, não tratando da Pátria Portuguesa apenas politicamente, mas cuidando da sua estrutura orgânica.

Que importam as trezentas mil medidas do momento diante daquelas que tragam incitamento para a cultura física do povo, da sua alimentação e da sua higiene?

<_:Que só='só' de='de' a='a' estabelecemos='estabelecemos' c='c' várias='várias' desenvolvimento='desenvolvimento' humana='humana' o='o' prémios='prémios' p='p' importa='importa' estabelecer='estabelecer' para='para' animais='animais' também='também' não='não' raça='raça' selecção='selecção' da='da' espécies='espécies' raças='raças'>

Sr. Presidente: está na pasta da Instrução um elemento valioso da Seara JYov.-í.