O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 29 de Fevereiro e 11 de Marco de 1924

17

tanto no que diz respeito 'ao Ministro que saiu como com relação à maneira por que o vai substituir o Sr. Nuno .Simões. Os outros Srs. Ministros que saíram foram os da Guerra, Instrução e Agricultura.

Sabem V. Ex.as o que se passou com a saída do Ministério do Sr. Eibeiro de Carvalho. Quando eu procurava demover S. Ex.a dos seus propósitos de abandonar a pasta da Guerra, S. Ex.a objectou-me que se incompatibilizara- com as suas funções de Ministro por virtude da aprovação dum projecto, hoje transformado em proposta, na outra Câmara.

Em virtude de tal atitude, o grupo po--lítico que acompanhava S. Ex.a e os Srs:. Ministros da Instrução e Agricultura reuniu e estes declararam que só podiam, continuar no Ministério até que definitivamente .o Parlamento resolvesse sobre o referido projecto.

Ponderei que não era possível ter no Ministério Ministros que não aceitassem as deliberações do Parlamento, tendo demais a mais já o projecto o voto de uma das Câmaras, e no que respeitava a economias havia já a faculdade de se tomarem as medidas para a sua defesa.'

Tive então- dê' resolver a crise chamando para a pasta da:Instruçâo "o professor da Escola -de Guerra Sr. Helder Ribeiro ' e 'para à da Agricultura o Sr. Joaquim Ribeiro.

Quanto ao Sr. Helder Ribeiro, S./Ex.a é suficientemente conhecido pelo seu passado republicano, e a sua ^característica de" professoí ilustre da Escola de Guerra dá-lhe de facto qualidades para exercer condignamente a pasta' da Instrução.

O Sr. Joaquim Ribeiro é também suficientemente conhecido; já ocupou a pasta da Agricultura e deixou na verdade o seu nome vinculado como uma pessoa capaz de arrostar com todas ^as dificuldades'de momento., • ,

Não ficaria bem se também não dissesse as palavras justas que merecem as duas individualidades que se afastaram do 'Ministério « que se houveram dentro das-' suas pastas -com"--'os'• seus títulos e qualidades, e deixaram na verdade um profundo reconhecimento e simpatia pela sinceridade e propósitos que manifestaram inteiramente ligados aos destinos que tem este Governo, principalmente, de se ocupar da situação financeira. . •

Estiveram sempre do acordo com todas as resoluções do Gabinete e pela orientação que imprimiram às suas pastas deixaram o seu nome impresso, tendo-lhe o Parlamento manifestado por várias vezes a sua estima e consideração.

Não podia, deixar de dizer estas palavras que vêm do meu sentimento republicano,- e 'agora que 'eles já não estão no Ministério, principalmente o Sr. Dr. António Sérgio sobre o qual recaíram sus-peições de não ser republicano, devo dizer que S. Ex.a ainda antes de entrar para o Ministério já tinha declarado nos jornais não só que estava integrado neste regime como também que acreditava que ele era o único que podia existir.

Tenho a acrescentar ainda que o próprio grupo literário a que pertencem os Srs. Drs. António Sérgio e Azevedo Gomes continua, apesar da saída desses membros do Governo, a manter pelo Governo a mesma • simpatia e interesse que tem mantido.

Era isto que eu desejava comunicar ao Senado.

Ô Sr. Artur Costa: —' Sr. Presidente : o ilustre leader^do Partido Republicano Português nesta; Câmara, Sr. Pereira Osório, teve necessidade absoluta de se ausentar porque um assunto urgente o chamava ao Porto, e pediu-me que o substituísse nesta um pouco difícil e ao mesmo tempo grata missão dê, em nome do Partido Republicano Português, saudar os novos Ministros que fazem parte do Governo.

Um p ouços •difícil, Sr. presidente, porque quem não tem como eu predicados para poder fazer os elogios, que aliás são bem merecidos, aos novos Ministros se sente muito embaraçado quando porventura está encarregado duma missão desta ordem. ' '

Grata, porque eu suponho que não atraiçoo o pensamento dos Senadores do Partido Republicano Português dizendo que a todos eles foi muito agradável a entrada dos-três novos Ministros para o Governo.

1 Muitos apoiados das batocadas democráticas.