O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário das Sessões do Senado

O Sr. José Pontes: — Parece-me que chego na devida altura.

Tenho & máxima simpatia pelo projecto e estou de acordo com o articulado dele.

Estamos numa fase de propaganda da

. organização desportiva e é necessário o

concurso do Estado para essa propaganda.

Até aqui, mercê do alheamento de muita gente por este problema, as associações desportivas viviam quási numa exteriorização, apenas, da sua actividade; mas um conjunto de esforços coinseguiu criar o Comité Olímpico Português/da n-, do-lhe faculdades quàsi de repartição do Estado.

Sendo assim, o que se tem de saber ó se o Faial Sport Club está nas circunstâncias que o Comité Olímpico impõe para o beneficiar como organização desportiva. Reconheço que está nas referidas circunstâncias ; o que faltava era expansão.

O Sr. Herculano Galhardo só lhe fez uma observação justa e a ela já respondeu o Sr. Machade Serpa.

Tenho dito.

O Sr. Herculano Galhardo : — Sr. Presidente : estimo bem ter pedido a palavra porque dei ensejo aos Srs. Machado Serpa e José Pontes de esclarecerem o Senado. S. Ex.ss entenderam por bem fazé-lo e creio que com isso só se lucrou.

Devo agradecer.a S. Ex.as as referências imerecidas que tiveram para comigo.

Parece-me que com a minha intervenção em nada se prejudicou o projecto.

£.0 que disse eu afinal? Comecei por afirmar uma política de educação física, mas sendo o Faial Sport Club uma instituição particular que timanhã pode desaparecer, embora já tenha uma larga existência, entendia eu que melhor seria o Estado confiar estes terrenos a entidades que não desapareçam.

Não estou, pois, a combater o projecto; estou ligado à política a que acabo de me referir.

Não pretendo prejudicar a iniciativa do Sr. Machado Serpa; não se trata, de facto, de um projectículo, mus melhor seria, como disse, que se confiassem os terrenos às câmaras municipais, ou a entidades regionais, que tenham caracter duradouro, embora não queira com isto dizer que o Faial Sport Club vai ter uma curta duração..

Apenas apresentei uma ligeira mudança de orientação. Tenho dito. O orador não reviu.

O Sr. Afonso de Lemos: — Sr. Presidente :: não só dou o meu voto ao projecto, mas até declaro que deveriam ser aprovados os seus considerandos; estes são uma obra de arte e merecem do Senado os maiores aplausos.

Vejo que já • estão desfeitas as razões que apresentara o Sr. Herculano Galhardo, e como a hipótese que S. Ex.a apresentou está salvaguardada no artigo" 3.° do projecto, não vejo inconveniente nenhum cm que este só aprove e até os considerandos, como disse.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Não está mais ninguém inscrito. Pau ^ a.

O Sr. Presidente : — Vai votar-se o projecto na generalidade. Foi aprovado.

O Sr. Presidente:—Vai entrar em discussão na especialidade.,

foi aprovado sem discussOo.

O Sr., Presidente: — Vai ler-se o projecto de lei n.° 594. Leu-se. É o seguinte:

Projecto de lei n.° 094

Senhores Senadores.— A freguesia de Grontinhães (Praia de Ancora), do concelho de Caminha, tem progredido considera velmente a ponto de ser a mais populosa do concelho.

E um grande centro comercial e industrial e tudo faz antever que num futuro remito breve deseje a soa autonomia administrativa, a fim de o seu desenvolvimento mais se acentuar.

Estância de turismo, como é, tem a sua comissão de iniciativa que carinhosamente estada os projectos que hão-de facultar a Ancora o lugar de uma das nossas primeiras praias.