O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário das Sessões do Senado

prestei serviços como ninguém, que venham injustiças para miin, depois de até os monárquicos que as iniciaram contra mim as lerem aplacado, uma vez sabedores dos factos.

Aqui estão os factos, e agradeço ao ilustre Senador, Sr. Ribeiro de Melo, o ter--me dado ensejo a justificar os meus actos.

Tenho dito.

O oçador não reviu.

O Sr. Herculano Galhardo: — Sr. Presidente: devo dizer a V. Ex.a que. ouvi com extraordinária surpresa as considerações que acaba de fazer o Sr. Ministro da Agricultura, e que ouvi também com extraordinária surpresa que S. Ex.a pronunciasse o meu nome.

Antes de- mais nada, cumpre-me dizer a V. Ex.a e ao Senado que, pela sua vida inteira, tanto particular como parlamentar e homem de Estado, o Sr. Ministro da Agricultura não tem acto algum, que eu conheça, que o não dignifique.

Apoiados.

Postas as cousas nestes termos, devo ainda referir-me com particular respeito à forma verdadeiramente heróica como S. Ex.a em 5, 6 e 7 do Dezembro de 1917 se portou perante o ataque que nesse momento se fez contra a República.

Apoiados.

A pessoa do Sr. Ministro da Agricultura está, portanto, arredada do meu espírito quaudo formulo hipóteses ou cie íaço eco discretamente desse facto que os inimigos da República espalham.

Com relação ao prémio instituído pelo falecido Granjo, o que se diz é o seguinte:

Que há uma sociedade constituída para explorar cm terreno no Ribatejo— e eu não sei mais, não conheço os pormenores da sociedade a que o Sr. Ministro da Agricultura se referiu.

Apenas me disseram que dessa comissão fazia parte o Sr. Tiago Sales. . f;0 que diz por aí o inundo? O mundo não temos que discutir se é o mundo de boa 'íé ou de má fé — é o mundo que é preciso fazor calar— diz que uma sociedade constituída para explorar terrenos em Benavente recebeu do Estado uin prémio antecipado de 10:000 contos.

Que uma entidade oficial que faz parte duma comissão encarregada de distribuir subsídios faz parte ao mesmo tempo da

sociedade que recebe esses subsídios do Estado.

O Sr. Ministro da Agricultura (Joaquim Ribeiro):—Foram 60 contos.

O Orador:—Isso não faz ao caso.

V. Ex." está a ver a impressão que estes boatos produzem na gente mal intencionada. .

Sobre isto se pode apoiar uma campanha prejudicial à República, embora nós, que temos inteligência, possamos resistir a essa campanha.

O Sr. Ministro da Agricultura (Joaquim Ribeiro): —; De gente que se diz republicana!

O Orador: — Se V. Ex.a me preguntar como estas cousas me chegaram aos ouvidos, eu sou incapaz de lhe responder. O que é certo é que isso diz se por aí, e de forma que só o não ouve quem o não quiser ouvir. E é quando eu o ouço, porque tenho tam pouco o hábito de dar ouvidos a boatos, que estas cousas chegam-me a mim quando todos as conhecem. Eu nem sequer sabia que V. Ex.a já se .tinha referido ao assunto na Câmara dos Deputados. •v

Mas o que é facto é que os boatos se avolumam tanto que chegam até mim, que ando um pouco na lua.

Pois a base é esta.

Parece que efectivamente isto não está certo. Que uma entidade oficial que faz parte duma comissão encarregada de distribuir subsídios pertencia ao mesmo tempo a uma sociedade que recebia esses subsídios do Estado,.

Se isto se desse em Inglaterra, morria imediatamente; em Portugal não morre e é motivo de descrédito.