O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ÍXàrtú aí* Seisõès db

fiíssimo direito de assim pfôfcêder, ínas eu tíimbém. tenho o direito de justificar o meu contra-projecto, e isso vou fazer, séâi ser meti intuito demorar a discussão è1 Votação de qualquer.

Quando sê levanta á suspeita dum crime só se apuram as razões dessa suspeita peio.corpo de delito, é depois pelo julgamento. Não é com a amnistia.

É não é sem mais preâmbulos ^ue se impõe, a quem não quere nma amnistia porque deseja definir aá suas responsabi-lidàdes.

São eles mesmos qtte querem dizer c[uáis estas sejam ao país', dizê-lo sem ti-bfêzas, sem èsmbreclmentos, pois nem todo o país conhece, e preciso é que conheça.

£ Porque é 'que nós não lhes havemos d6 consentir tjue se deiendaín?

Eu bem sei que as miíihas palavras hão encontrarão e'co senão pbucõ mais dó q lie nestas figuras mortas que estão em redor desta Câmara.

Todos os Srs. Senadores têm o seu pensamento formado acèréâ do asstnnto e a sua opinião fobustecidáj como inteligentes qoe são, pelo que conhecem de todo este malfadado incidente.

Mas eu, coerente com tíS meus princípios de sempre, continuo à dizer qute entendo que é prejudicial para o país a òohcessão de aínnistiaá sem se proceder a um inquérito j riem sé babe? quais são as fèsponsabilidadeS dós incriminado^.

Ê V. Êx.% que airida há pouco tempo ouviu, como toda a Camará, as minhas palavras, quando foi trazida ao Senado uma outra amnistia, tevê ocasião de verificar Como essa proposta dê lei respectiva foi votada por unia grande maioria sfein que, ao menos, se permitisse libertar o meu partido de ré'sbtínsabi31idàdes que Caluniosamente lhe assacaram, torpemen-te lhe atribuíam.

Neâsà ocasião; h£m deixaram que pudessem justificasse pessoas que tíra preciso que estivessem acima de calúnias e suspeitas.

5 E elas bem o quiseram fazer!

As ideas que então expus sãd as mes-nlàs quê hoje manífesio;

Venha o inquérito, faça-se õ julgamento, apurem-se respònsábilidades e dejpois pensemos na amnistia.

fênho-ditd.

O Sr. Rõberia fiaptistàí—Sr; Presidente : não podia, dada a situação o^ué desempenhei, deixar de expor, sobre este projecto, a minha opinião ; não podia contentar-me em manifestar o meu parecer simplesmente com o meu voto; tinha O dever de o justificar.

É esto o motivo por que pedi a palavra.

Antes de tratar db projecto, permita--me ó Senado que responda a duas observações feitas no decorrer da discussão.

Agradecendo ao Sr; Júlio Ribeiro as amáveis referências cjue se dignou fazer à minha humilde pessoa., permita-me S. Ex.a é a Camará que diga que oã motivos que me obrigaram a pedir a minha exoneração do comando da 1.» Divisão do Exér-. eito constam db relatório que bficial-mente entreguei; sobre eles, não tenho, da minha cadeira de Senàdbr, de dar explicações.

Defendi sempre a dbtitrmà de que os militares justificam os seus àôtos perante as individualidades â c[ueni tíbnipetè* àpre-• ciá-los-.

Se não procederem assim, perdem éom-pletamente a autoridade moral pára exigir dos Seus subordinados o Cumprimento das leia e dos regulamentos.

Devo ainda respondei- a unia afirinaçâo ieita no decorrei* da discussão pelo Sr. Joaquim Crisóstomo;

Parece-me que S. Ex.a :disse íjue o exército tálvéá nãb tjtiiãèSse atacar os oficiais aviadores;

Eu posso porém afirmar ao Senado que às tropas Sempre cumpriram as minhas ordens 5 nunca às diufutirám.

Sr. Presidente: encontrb-me realmente numa situação um potíCb delicada ao apreciar o presente projecto;

Não é segredo para ninguém que âévidb aos acontecimentos a que se refere o pro-íècto pedi á exoneração do cargo que exertíia há â l meses, honradb com á confiança do Governo (Apetddds) da Republica, 6j é bom acentuá-lo^ apoiad'0 fca correcta disciplina e na inexcedível lealdade sempre manifestadas pelas tropas que tive a honra de comandar.

Devo neste momento prestár-lhès esta, justa e, sincera homenagem.