O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

Diário das Sessões do Senado

Era toda a sessão deste ano foi-me apontada uma falta porque duma reunião do Congresso saí dois minutos antes da hora a que teve lugar uma votação; é a única falta que me foi apontada coin razão.

Tenho, portanto, todo o direito de protestar contra esta ignomínia que só pretende atirar para cima de nós. • Imaginei ao chegar este Governo que ele não seria a continuação e muito menos o sacedâneo do pior Governo que tem estado nas cadeiras do Poder desde que a República é República. ;Enganei--me, este não ficou sendo só o sucessor, mas o sucedâneo do Gabinete anterior!

O Sr. Júlio Ribeiro (em aparte): o câmbio vai melhorando.

-Mas

O Orador: — Isso não quere dizer nada. Há muita cousa que dura e não vale dois patacos.

Dentro dêsso projecto há verdadeiras vergonhas, de que não quero parte, e que há-de vir como uma pasta de lama •para cima do Parlamento.

Hei-de protestar sempre com todo o vigor c cora ioda a energia contra estes processos.

É público, porque vem nos jornais, que a sessão na Câmara dos Deputados ó uma comsa que não tem crítica possível senão com palavras ruins, e não qcero deixar-me levar atrás da .minha indigna» cão,

Mas assegoro daqui, com toda a energia, é que este lado da Câmara não presta a sua cumplicidade a essas ignomínias, -que estão metidas dentro duma malha que se chama projecto e que vem aqui como numa espécie de lei dos meios dar faculdades a um Governo em que nós não podemos ter a .menor confiança, nem pela sua qualidade política, nem pelas raás provas dadas das suas intenções no curto espaço de tempo que tem estado nas cadeiras do Poder.

;Isto ó absolutamente verdadeiro, jusío e claro!

Ainda ontem mostrámos aqui não levarmos o ataque político a ponto de explorar as questões até onde elas deviam e podiam ser exploradas; pois ainda ontem se dea aqui um facto que prova a pouca homogeneidade do Gabinete actual.

j Um dos Ministros declarou não conhecer um pormenor aqui apresentado e apontado e minutos depois o Sr. Presidente do Ministério dizia ter conhecimento dos factos mencionados e afirmava não ser esse pormenor verdadeiro!

j,; Que homogeneidade é esta, que entendimento é este entre um Ministro e o Presidente do Ministério num assunto importante que se vai tratar nesta casa do Parlamento, em que um diz desconhecer qualquer pormenor e vem depois o Sr. Presidente do Ministério afirmar a certeza de não ser verdadeira a incompatibilidade apontada, o tal pormenor?!

j,; Diga a Câmara se isto é uma situação "que possa, continuar?!

j Não pode^ser, os meus cabelos brancos, muito embora tenham a pouca energia deste organismo-debilitado, ainda se sentem eriçar e os nervos ainda se sentem com força para protestar quando-nos querem atirar para cima esta disposição e arrastar-nos a esta aviltante situação!

Posto à votação o requerimento do Sr. Silva Barreto, é aprovado.

O Sr. Ribeiro de Melo pede a contraprova, sendo novamente aprovado o requerimento do Sr. Silva Barreto.

O Sr. Presidente :—Continua em discussão o projecto de lei n.° 378.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Pires Monteiro): — Sr. Presidente: desejo apenas fazer umas ligeiras considerações sobre este projecto.

Em primeiro lugar desejo agradecer ao ilustro Senador Sr. Herculano Galhardo as considerações que S. Ex.a produziu sobre este assunto, mas devo dizer a S. Ex.a que, como militar que sou, muito embora neste momento queira encarar a questão sob o ponto do vista económico, devo dizer a S. Ex.a que, como militar, não vejo os inconvenientes que S. Ex.u citou.