O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

É efectivamente muito ;para sentir o grave desastre que só produziu na linha de Cascais, e também é para sentir quo entre os feridos se encontro um Sr, Deputado que por todos nós ó querido e estimado.

O Sr. Procópio de Freitas:—Sr. Presidente: pedi a palavra para mo associar ao voto de sentimento proposto pelo Sr. Afonso de Lemos.

O Sr. Serra e Moura:— Sr. Presidente: pedi a palavra para, em meu nome pessoal e interpretando os sentimentos dos meus colegas independentes, lamentar profundamente o desastre que se deu es-ía tarde e porque entre os feridos se encontra o Sr. Lopes Cardoso, membro da outra Câmara.

& para sentir que ainda há dias se tivesse dado am desastre desta natureza o que já hoje tenhamos de registar outro.

Associo-me, pois, ao voto de sentimento uroposto pelo Sr. Afonso de Leinos.

. Ò Br. Querubim Guimarães :— Sr. Presidente : pedi a palavra para também me associar, em nome deste lado da Câmara, ao voto de sentimento proposto pelo Sr, Afonso de Lemos, em virtude do desastre .ocorrido esta tarde.

Ainda mal refeitos nós estávamos com a emoção sofrida pelo último desastre ferroviário, onde'tantas pessoas perderam a vida e que tanto abalo causou ao país inteiro, e já hoje fomos surpreendidos com essa tristíssima notícia. - Esta sucessão do factos anormais traz ao meu espírito uma grande interrogação, porque eu não sei como explicar tais factos, se por incompetência das pes-'soas que têm obrigação de intervir nos vários meios de transporte, se a um mero acaso ou se a um mau sentimento, a um desamor pelas vidas dos nossos semelhantes.

O que é certo, porém, é que estos factos nos coufrangem a todos, porque todos t6m direito à vida e quem entra paru uma carruagem de um comboio julga-se garantido para chegar ao seu destino.

Eu compreendo que os desastres ferroviários se dêem, mas não com a continuidade e a gravidade com que se deram os últimos.

Faço votos para que eles se não repitam, a fim de que não tenhamos, dentro de poucos dias, de nos associar a outra proposta de sentimento.

O orador não reviu.

O Sr. Alfredo Portugal:— Sr. Presidente : não podia eu deixar de concordar com o voto de sentimento proposto pelo Sr. Afonso de Lemos, tanto mais que S. Ex.a o apresentou em nome do Partido Nacionalista.

Se pedi a palavra, foi para em meu nome pessoal e, publicamente, lamentar que entre os feridos que constam de uma relação publicada hoje no Diário de Lisboa figure o nome do meu querido o dedicado amigo Sr. Lopes Cardoso, ilustre Deputado da-nação.

Creia V. Ex.a, Sr. Presidente, que é com muita sinceridade que eu aqui manifesto o meu sentimento por tal facto, associando-me de alma o coração ao voto proposto pelo Sr. Afonso de Lemos.

O Sr. Pereira Osório:—Sr. Presidente : com a maior e a mais profunda emoção associo-me ao voto do sentimento proposto pêlo Sr. Afonso de Lemos.

O 'Sr. Ministro da Justiça e dos Cultos

(Catanho de Meneses): — Sr. Presidente: pedi a palavra para, em nome do Governo, me associar ao voto do sentimento proposto pelo Sr. Afonso de Lemos.

Como disse o Sr. Querubim Guimarães, é para lastimar que tais desastres se dêem tam frequentemente.

Não podemos ainda fazer a história das causas que originaram os dois últimos desastres ferroviários ; é- cedo para eles serem apreciados, mas posso garantir à Câmara que o Governo vai tratar de se informar detalhadamcnte dos motivos que originaram esses desastres e tomar as providências necessárias a fim de que semelhantes acontecimentos se não repitam.

O Sr,. Presidente: — Em vista da manifestação da Câmara, considero aprovado o voto de sentimento proposto pelo Sr. Afonso de Lemos.