O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

u

Diária das Sessões do Senado

grama ministerial, vendo que dele constam algumas medidas que fazem parte do programa e ,d#» maaifostos do Partido Radical, mas faltam aquelas que «ao mais avançadas.

Diz o programa.ministerial:

Leu.

Sem dúvida qu& é necessário fazer-se um* remodelação do» aerviço» páblieos. El» tem vindo anunciada há muito tempo, mas até hoje pouco se tem leito e esse pouco é mau.

Alguns Ministros, abusando das autorizações que , o Parlamento tem dado a vários Governos, têm. foi to remodelações.

Um dos Ministros que assim procedeu ajnda ultimamente foi o Sr. Pereira da Silva, Ministro da Marinlia, que abusando da autorização dada pelo Parlamento ao (iovôrao, fez dgumos remodelações no seu Ministério.

B devo dizer a V. Ex.% francamente, sem quaisquer intuitos políticos, que essa remodelação não foi boa, porque vem complicar extraordinariamente a engrenagem burocrática, dando lugar a que se viva hoje quási caòticaniente no Ministério da Marinha. ,

Ainda há po.uco eu tive conhecimento do seguinte facto*

Uma desgraçadu velhota chegou ao Ministério da Marinha a dizer que tinha um genro a morrer em casa. Do Comando Geral da Armada ..eòiMuaicOu-se com o corpo de marinheiros, Jioje comando da brigada naval, é de lá disseram: dsso não é'connosco. É com. a briga;da de marinheiros que está nó Alfrite». O Comando Geral da Arniaida tentou comunicar com essa brigão a, mas não teve maneira de o fazer .até há pouco tempo. que eu de lá saíl «

. E entretanto o. desgraçado agonúta ena sua casa.

^Doutro facto eu tive também hoje co- . nhecimento:

Morreu o $r. Nuno Qnoriol e, como ele em vida tivesse manifestado desejos dê queaseu corpo fosse conduzido por marinheiros, procnrou-se. cumprir a sua vontade: Pois não havia maneira de arranjar marinheiros, por estarem todos divididos.

Eu podia; mostrar com muitos mais exemplos o inconveniente .que houve para , o «erviço na extinção do corpo da marinheiros da armada.

Sr. Presidente : no mesmo tempo que se favorecem os de cima, os desgraçados reformados da armada ainda lioje não têm um aquartelamento à semelhança do que se dá com o exército, éan«to isso lugar a que alguns vivam na maior miséria.

Vinte e tantos reformados da armada trabalham num cubículo do Ministério da Marinha, seu* ar nem luz» apenas com luz artificial, senão alguns deles, talvez, até tuberculosos,

Chamo, pois,, a atenção do Sr. Presidente do Ministério piira este ponto.

Diz a declaração ministerial:

Leu.. '

Eu creio que este veneimeato fixo, em ouro, aos funcionários, não é o pagamento em ouro, mas sim o pagamento no padrão ouro, como consta do programa do Partido Radical.

Em 1914 as receitas e as despesas do Estado equilibravam-se à volta do 14 milhões de libras.

Segundo os cálculos oficiais o Estado absorvia uma terça parte da receita total dá agricultura, da indústria e de todas as actividades nacionais. :.

Corrigindo os números, como devein ser corrigidos, encontra-se de facto, não a terça parte, mas a quarta parte dá fortuna, nacional absorvida ananiménte pelo Estado, . ..... .

Bem. parasitário .é assim este .Estado,. demais,, sem prestar o» largos benefícios que todas as nações adiantadas prestam.

A quarta parte dos rendimentos da Nar cão, e sem" viação ordinária e acelerada condigna, sem por toa, sem canais, sem cousa alguma que explique, já não digo justifique, os .impostos avultadíssimos que sofríamos. ,-. •

Era» encargos q&€> representavam um verdadeiro saque. .-.-•.,

E de. tal maneira que podo dizer se, numa forma aparentemente paradoxal, que o Estado era o maior inimigo da NaçSo.

Veio a guerra. Ttido se anarquizou.

.E e&tio vitt'86)pola iaepcia da,administração, a>. receitas, da da,a desvalorização do escudo, .descerem tanto ^ue.ficaram à volta de 5 milhões de libras. •,.->.