O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Seseâo de 14 de Janeiro de 1Q2Ô

15

-Más que? Se o País sofria entretanto o mais pesado imposto—o da inflacção fiduciária!

£ Quantos milhares de chefes dó família. foram reduzidos à extrema miséria e a quantos foi arrancada a quási totalidade dos seus bens?

Alguns capitalistas mesmo não salvaram do naufrágio senão a vigésima^ ou trigésima parte dos sfetís haveres.

A esta^ tremenda catástrofe alude o Governo na sua declaração; mas em meu ver mal; porque essa riqueza foi, felizmente, •ainda não perdida mas deslocada, mudando só de detentor; os capitais emigrados/ esses mesmo hão-de voltíir quando .à frente da Nação esteja um verdadeiro Governo.

£ O que é necessário para tanto ?

Aproveitar a crisa, e como a quelque chose malheur est bon, dos grandes mates sofridos arrancar o bem sofrido-^ o equilíbrio económico, que não tivemos nunca senão precariamente e ainda sob condição de haver classes esmagadas, classes quási escravas, como as que vulgarmente se de signam por classes trabalhadoras, o operário dos campos e das oficinas, arrastando-se no desconforto e na" miséria.

Sobre as medidas económicas, tenciono fazer apenas também umas ligeiras considerações.

Sr. Presidente: ou a melhoria cambial é uma habilidade j uma ficção do Governo anterior e sustentada por esto, que -nos há-de custar bem cara e representará inais uma vergonha na nossa administração, dando lugar, Como o negócio dos 50 milhões de dólares^ a jogos de bolsa e a outros golpes do cambão financeiro, produzindo ainda um súbito agravamento cambial, ou a melhoria cambial, é um fenómeno que, provocado ou não, actua já hoje como uma força económica natural, com a cegueira própria destes fenómenos, que alcançando uma certa altura não são mais compressíveis, se a tempo não se tomam os cuidados necessários à sua regularização.

Nesta hipótese, e com o equilíbrio orçamental, é gue o Partido Kadicul preconiza no seu manifesto de 27 de Maio as emissões fiduciárias de correcçHo destinadas exclusivamente — e por função de um orçamento especial, a que poderemos chamar orçamento do fomento nacional — a

realizar a política económica de que dependem os destinos do País e sem a qual, distanciando-se da civilização, a grei portuguesa não poderá viver.

Sr. Presidente: refere-se a declaração ministerial à criação dum Banco.

Desejava saber se se trata dum Banco novo ou apenas da transformação da Caixa Geral de Depósitos em Banco emissor.

Faz também a declaração ministerial' referônma à reorganização da força terrestre e marítima.

Desejava saber se o Governo tem já o seu juízo formado sobre 'a forma de fazer tal' reorganização.

É que é necessário atender à precária situação da marinha, de tam heróicas tradições.

Se não se adquire mais material, em breve teremos u marinha reduzida a secretárias-e papéis, e mais nada.

Desojava que o Sr. Presidente do Ministério me dissesse se a divisão naval colonial deve completar a sua viagem tal como ela foi planeada, ou se entende que ela não deve passar daà colónias. .

Devo dizer também que, embora na declaração ministerial se fale em quadros* milicianos, não é por certo aquele sistema de defesa nacional baseado no democrático princípio de nação armada que eu desejava fosse estabelecido.

-Sobre instrução, sem duvida que é necessário atacar esse problema com toda a energia e coragem.

Se quisermos algum dia ter uma sociedade educada e instruída como deve ser e em sãos princípios democráticos, temos dê ir fatalmente à base, à raiz, que é a educação, a instrução primária.

Mas não nos basta criar escolas; ó necessário também cuidar nos professores, ó necessário ter muito cuidado nu sua escolha.

Ao lado da Instrução, temos a educação, e ó exactamente na idade tenra que as impressões são mais profundas.

Refere-se ainda a declaração ministerial ao Jmbeas corpus*.

Sem dúvida que merece o meu maior aplauso H regulamentação do hctbeas cor-pus.