O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Cessão de 10 de Fevereiro de 1920

Í3

Mas, disse então não poder combater a instrução dada pelos jesuítas nos seus colégios porque, tendo estado em concorrência durante 7. anos não só com os meus condiscípulos mas com todos os alunos dos liceus, eu fora sempre o primeiro classificado do meu curso.

JE por conseguinte até por mim tinha de declarar que essa tal falha de ilustração dada nos colégios dos jesuítas era uma mentira.

Que nós atacássemos esses homens pela sua organização per indae et cavae, de perpétua obediência aos seus superiores, de íazer acreditar que um geral com uni i latino era capaz de^ virar o mundo, isso está bem, são cousas que eu como liberal combati e combato, mas tenho também de lhe fazer justiça de que eles eram uns homens cultos e inteligentes, sabiam ensinar não só as línguas mas até mesmo as próprias sciências naturais.

Já lá vai o tempo em que perante o público era fácil fazer-se a especulação de que os jesuítas estripavam meninos.

Não cabe isso hoje já na nossa cabeça, e eu como liberal não o admito nem o aceito.

Combata-se essa ordem porque ela tem muitos pontos fracos, porque o nosso espírito liberal francamente arredado de preconceitos, livre de todas as sujeições disciplinares e dogmáticas, não as pode tolerar, está certo, tenho estado sempre nos postos avançados dessa .barricada, mas não digamos que esses adversários são pequenos e nada valem, porque então tínhamos de negar a sciência de-há quatro fséculos para cá.

É então alguma cousa que se possa atirar a algum Ministro da Eepública que declara quais são as suas convicções, e isso muito me tein custado até na própria vida familiar porque também toda a gente sabe quo a minha família é toda de católicos e monárquicos, e que eu não fui nem católico nem monárquico, e tive de sustentar-me à custa do meu trabalho quando comecei a ir contra as suas ideas, é a êsie homem que se combate dizendo que ele é um jesuíta?

Santo'Deus, é fácil, mas então esta argumentação não é'liberal, esta argumentação é de jesuíta na verdadeira acepção da palavra e eu tenho de dirigir sobre ela aquela frase de Paulo III o Papa .Negro

Secus jesuíta non Jesus secut, se andares com jesuítas não andas com Jesus.

Risos.

Ninguém me pode lançar à cara que eu tenha feito uma' obra jesuítica, e devia dizer à Câmara que não me envergonhava de ter entrado para um colégio de jesuítas aos 10 anos, quando tinha de obedecer e bem, ao pátrio poder. '

^oii isto alguma cousa quê me diminua?

<íNós p='p' a='a' de='de' temos='temos' homens='homens' saber='saber' dos='dos' proveniência='proveniência'>

Ditas estas palavras; não de defesa duma doutrina,. ou duma idea 'que não tem defesa perante os nossos princípios intelectuais de hoje, pregunto eu: ^para que vir fazer-se a especulação fácil de dizer que uma determinada proposta de lei era jesuítica porque havia dentro uns determinados preceitos?

Mas, tenho sempre o prazer, quando acabo algum trabalho, de poder dizer que fiz alguma cousa de valor, ou que eu julgo de. valor.

Quando eu tivesse feito uma cousa sem valor, não lhe chamaria uma obra jesuítica; chamar-lhe ia nula.

Ditas estas palavras eu responderei ao Sr. Costa Júnior, dizendo-lhe, com referência à forma por que se interpreta o artigo 171.° do Código das Execuções Fiscais, que aquela que eu disse a S. Ex.a é a que tem sido sempre dada a esse artigo.. ^ ' •

Segundo creio, não houve nenhum Ministro que não classificasse como uma moratória, o alargar o prazo para o pagamento duma contribuição,

Como já disse a V". Ex.a aceitarei a discussão de qualquer proposta neste sentido; doutra forma não, porque eu que tenho sido acusado de ditador não quero fazer essa ditadura.