O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão dê 10 de Fevereiro de 1925

15

Todos nós sabíamos a causa disso.

Todos nós sabemos que essa manifestação, em que figuravam, incontestavelmente, as juntas de paróquia, foi empalmada.

Imediatamente se tratou de outra manifestação contra a carestia da vida e entre os que ííguravam nessa manifestação havia muitos daqueles quo mais têm con-tribuído para ela se agravar.

E o facto ó que a ela se j untaram indesejáveis que já só lembravam de matar toda a gente.

E esses que tinham açulado a multidão, ao chegarem às janelas do Congresso e .10 verem essa enorme multidão, recuavam pálidos, espavoridos.

Não se podo brincar com ousas manifestações, o que é preciso é acalmar paixões, proceder com justiça, com carinho, amparando os interesses que se chocam.

Ora exactamente o quo tem acontecido é o contrário, o que se tem procurado é açular ódios; ó o que este Governo tem feito com o tal apoio dos pequeninos, ou melhor, das ruas, o que é diferente do povo, porque êsso ninguém o considera mais do que eu, ê começo por dar o exemplo em minha casa: considero os meus empregados como meus iguais, comem o mesmo que eu como, o muitas vezes, em dias de chuva, eu saio e vou fazer um recado porque me repugna mandá-los à rua.

E eu digo isto, porque toda a gente sabe que assim é.

Excitar ódios e nada mais.

<_ que='que' a='a' operário='operário' é='é' dos='dos' berrar='berrar' o='o' p='p' domingues='domingues' para='para' então='então' pensa='pensa' rua='rua' vai='vai' honesto='honesto' santos='santos' sr='sr'>

Os que mais berram são o« que não querem trabalhar,

E vamos, diga-se a verdade, não estejamos com ilusões acerca da situação do operariado em relação às outras classes.

Um carpinteiro que em 1914 ganhava 1$80 hoje ganha 22&.

<_ p='p' alves='alves' superior='superior' professor='professor' escola='escola' lima='lima' ganha='ganha' duma='duma' sr.='sr.' quanto='quanto' o='o'>

^Sr. general por quanto se multiplicaram os seus ordenados?

^Sr. Procópio do Freitas, oficial de marinha por quanto foram multiplicados os seus ordenados?

Uru pedreiro ganhava $60 ganha hoje

m.

(jQuem é que ganha aqui nesta casa nestas proporções?

^ Qual ó o engenheiro que ganha nesta proporção ?

E preciso vermos quo nem sempre essas reclamações são tam justas quanto seria para desejar.

Isto são cousas que é preciso ponderar o acompanhar com solicitude o prudência o ó muito melhor deitar água fria na fervura do que estar a requentar a que fervo porque isso pode ter consequências muito graves.

Se fosse só para a Eepública não me importava, mas pode trazê-las também para a Pátria que eu muito venero, o é esse o meu receio.

Portugal é uma faixa pequena, é um país de 6.000:000 de habitantes.

Não tem nem as steppes da Rfrssianein a sua população enorme, e quando isto se tornar um foco de bolchovismo, quando chegar essa hora, não sei o que será da nacionalidade. E, eu ainda tinha muita vontade de morrer portuguôs, ainda mesmo com a Kepública.

Eu desejaria passar o resto da vida debaixo da Pátria e não debaixo da pata de qualquer estrangeiro a quem não convenha'ter aqui um foco de desordem e de imoralidade.

Apoiados da direita.

Mas passemos a um outro assunto mais alegre, que este é deveras triste.

Eu tenho muita pena que não esteja aqui o meu ilustre colega Sr. Silva Barreto, que é nm homem de bem, de boas interições e sinceríssimo, pois lhe queria dizer que está muito iludido a respeito do ensino jesuítico.

Há muita gente que julga que os livres pensadores são lobos, panões, etc.

Ora há livres pensadores que são excelentes pessoas e homoiis de muita honestidade.

O Sr. Silva Barreto entra na saía*

O Orador: — Estava eu dizendo que ti-noa pena que V. Ex.a não estivesse aqui porque lhe queria dizer que está muito enganado a respeito do ensino jesuítico.