O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário 'das Sessões do Senado

Chamo pois para este caso a atenção do Sr. Presidente do Ministério.

Ainda a propósito da polícia é digno de ponderar a situação em que se encontra presentemente o seu Estado Maior, que é composto de oito funcionários superiores quando a lei que regula a sua organização estabelece que a polícia de investigação terá um director e dois adjuntos.

É preciso, pois, que o Sr. Presidente do Ministério ponha as cousas nos seus devidos termos.

Aproveitando estar no uso da palavra e achar-se presente o Sr. Ministro do Comércio vou pedir a atenção de S. Ex.a para um assunto que corre pela sua pasta.

Há dias vi que, a pedido de um ex-De-putado, o Sr. Manuel José da Silva, o Sr. Ministro do Comércio tinha feito larga distribuição de verbas pelos diferentes portos do meu distrito. Com isso só tenho que louvar S. Ex.a, se bem que achasse preferível que S. Ex.a coerente com o que disse na Câmara dos Deputados acerca de estradas e em que afirmou um princípio verdadeiro, qual é o de que as verbas n£o devem ser pulverizadas, mas sim aplicadas por forma a completar um objectivo, procedesse em conformidade com este critério neste caso. Isto é, que em vez de distribuir verbas por portos que não têm cabotagem e unicamente para servir à popularidade do. Sr. Manuel José da Silva acharia preferível, que dotasse com suficiente verba aquilo que na realidade dela carece.. Mas visto que S. Ex.a enveredou pelo princípio de pulverização e por se tratar de uma obra urgente, aproveito a ocasião para pedir a S. Ex.a a concessão da diminuta verba de 15:000)$ para o porto do Pocinho.

Confiado na justiça e boa vontade que manifestou despendendo algumas verbas para o meu distrito, espero que não deixará de atender ao meu pedido.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Plínio Silva):— Sobre os assuntos que não correm pela minha pasta e acedendo ao pedido do Sr. Joaquim Crisóstomo, transmitirei aos, meus colegas as ^considerações de S. Ex.a

Com respeito à parte final que me diz respeito, tenho pena que S. Ex.a não tivesse feito justiça completa.

E preciso não pulverizar verbas.

Penso igualmente no que diz respeito a~portos.

Como nunca tive a honra de visitar as ilhas, não as conheço, de forma que eu, que me prezo de conhecer alguma cousa os assuntos da minha pasta, já pela minha profissão e por ter exercido alguns cargos inerentes à minha profissão, não posso, no emtanto, conhecer certos e determinados assuntos, tanto mais que se referem a pontos que eu nunca visitei.

Nessas condições, é para mini basilar a informação que me prestou o Sr. administrador geral dos serviços hidráulicos, a quem ninguém pode deixar de reconhecer muita competência.

De facto, o Sr. José Manuel da Silveira solicitou a minha interferência para certa autorização.

Procedi como V. Ex.a procederia no meu lugar; ,pedi ao Sr. administrador geral dos serviços hidráulicos para me informar sobre se o pedido- era realmente para atender.

O meu despacho foi dado sobro uma informação do Sr. administrador geral.

O Sr. Joaquim Crisóstomo (em aparte):— ^E essa informação foi dada por escrito?

O Orador:—Sim, Sr. Senador.

O Sr. Joaquim Crisóstomo : —Desde já peço licença a V. Ex.a para estudar esse despacho.

O Orador: — Essa informação foi favorável; creio, portanto, que cumpri o meu dever deferindo esse pedido.

Igualmente procederei relativamente ao pedido que V. Ex.a me acaba dê fazer. Mandarei informar ao Sr. administrador geral dos serviços Jbidráulicos, e V. Ex.a pode contar com o meu auxílio.

Somente peço a V. Ex.a que me faça a justiça de supor que eu nesta pasta não faço política.

Estou há quási três meses no Governo e ninguém me poderá acusar de ter feito política no exercício do meu lugar, porque não esqueço que tenho uma profissão e portanto as responsabilidades são duplas.