O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário das Sessões do Senado

O Governo segue com toda a atenção os acontecimentos do Extremo Oriente, fazendo votos por quo rapidamente se restabeleçam a paz e tranquilidade entre a China e as outras nações.

Pondo em destaque os pontos a que acabo do me referir, não posso deixar de acrescentar quo merecerão cuidada atenção do Governo:

O melhoramento dos serviços policiais e de emigração; o aperfeiçoamento das instituições judiciárias e a codificação ou compilação das leis civis e de processo; a reorganização do exército de modo a actualizar a sua base orgânica e armamento no sentido de unificação das forças metropolitanas e coloniais e promovendo uma eficaz selecção no recrutamento para o oficialato, de modo a garantir o prestígio dos quadros; o aprontamento de todas as forças navais de superfície, aéreas e submarinas para intensificar a instrução; o desenvolvimento da exportação portuguesa ; a elaboração de um plano de • aproveitamento das anuidades que a Portugal pertencem pela execução do plano Dawes, de modo que as mercadorias a adquirir ou trabalhos a' realizar sejam os que mais convenham à economia nacional; a solução do problema das estradas ordinárias e o melhoramento dos portos; o regime bancário do ultramar, que é urgente remodelar; o estudo das modificações necessárias às cartas orgânicas das colónias^ sem prejuízo da autonomia administrativa; a obtenção, dentro dos recursos financeiros do momento, de uma maior eficiência dcs organismos escolares existentes; o desenvolvimento da educação popular com a coa-djuvação dos municípios, das juntas gerais e das de freguesia, embora todos os ramos de ensino sejam objecto dos SPUS cuidados; o prosseguimento da acção executiva de toda a legislação social, para a mais eficaz defesa dos que exercem a sua actividade, num espírito de aliança entre o capital e o trabalho; o conhecimento da verdadeira situação da indústria nacional ; o incitamento ao melhor aproveitamento das riquezas do subsolo; .e ainda a remodelação dos serviços sanitários e hospitalares.

Reconhecendo o Governo quanto lhe* cumpre fazer pela valorização e mobilização .das riquezas da terra, promoverá a mais completa liberdade no exercício das-actividades económicas relacionadas com a agricultura, dando-lhe, ao mesmo tempo, de uma maneira iniludível, uma cooperação e uma assistência francas, leais e-patrióticas. Intensificará o estudo de todos os problemas preliminares e subsidiários, e continuará o aperfeiçoamento-dos processos de investigação e experir mentação scientíficas.

Termino assegurando à Câmara que-ôste Governo quere realizar uma obra, republicana no sentido progressivo, social o político, apoiado na lei, na ordem dos espíritos e no sentimento das oportunidades e respeitando todas as crenças e opiniões».

O Sr. Catanho de Meneses: — Este lado-da Câmara apresenta ao Sr. Presidente -do Ministério e aos seus colaboradores as-suas homenagens de respeitosa saudação-e, porque é mester fazer justiça e ser-se-grato, lembrando-me de que ainda não-há muito tempo que este lado da Câmara* aprovou calorosamente uma moção em que se saudava o Sr. Presidente do Ministério.. Vítorino Guimarães, pela maneira como tinha procedido, numa emer-nência grave para a República, a gratidão aconselha-me a que, saudando os qucy entram, não esqueça os que saem e-lhe apresente também os meus cumprimentos por tudo quanto fizeram em benefício do País.

Serei breve porque, como disse o Sr.. Presidente do Ministério ao tomar posser o momento é mais p#ra preceder do que para falar.

Seria uma grave injustiça não reconhecer que o Sr. António Maria da Silva ó-um republicano a quem devemos prestar a nossa homenagem pela maneira intemerata, digna e levantada como. em muitas-cocjunturas, se tem portado. S. Ex.a tem: posto d B parte, em muitas ocasiões, tudo-o que seria mais caro ao seu futuro e .ao futuro dos seus e tem arriscado a vida*, pela causa pública.