O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DE FEVEREIRO DE 1942 206-(53)

construção pelos correios, telégrafos e telefones desde que foi aprovado o plano geral de novas instalações. Repete-se este ano a publicação, discriminando todas as verbas gastas, e corrigindo alguns dos valores dados anteriormente:

Edifícios entregues ou inaugurados em 1940 (em contos)

(Ver tabela na imagem)

Mas ainda se encontram em obras diversos edifícios: As quantias nêles despendidas até fins de 1940 foram as que seguem, em contos:

(Ver tabela na imagem)

77. Pode concluir-se do que acaba de ser relatado sucintamente sôbre os correios e telégrafos não serem muito animadoras os previsões do futuro. As receitas aumentaram por motivo de circunstâncias fortuitas - intensificação da telegrafia internacional e o correio aéreo -, mas as receitas nacionais dos serviços postais não correspondem às necessidades destes serviços.
Não é possível no presente momento dizer se a elevação das taxas, já decretada, poderá amparar a vida financeira deste departamento público, que vai, ano para ano, aumentando as suas responsabilidades por empréstimos e que terá de constituir fundos de reserva elevados para as enfrentar. A aparelhagem usada nestes serviços é de natureza delicada, e há que contar também com os naturais aperfeiçoamentos da técnica, que cada vez progride mais.
A melhoria de receitas é por consequência um problema de grande importância. Se ao mesmo tempo forem tomadas medidas no sentido de conter a despesa dentro dos limites próprios, haverá possibilidade, mesmo que as receitas ocasionais desapareçam, de manter o equilíbrio em organismo que tem grande influência na vida nacional.

Total dos despelas do Ministério

78. Aproximam-se ainda este ano de 600:000 contos as despesas totais deste Ministério, como pode ver-se no quadro que a seguir se transcreve:

(Ver quadro na imagem)