O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

206-(58) DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 124

Os números para o Instituto Superior Técnico são, em contos:

(Ver tabela na imagem)

A discriminação da verba de material pode exprimir-se sumariamente, em contos:

(Ver tabela na imagem)

Só caso do Instituto Superior de Agronomia as verbas são, em contos:

(Ver tabela na imagem)

A verba de material aumentou, mas gastou-se em obras nos imóveis. Os números são, em contos:

(Ver tabela na imagem)

Aqui, como no Instituto Superior Técnico, é muito deminuta a verba de materialde consumo.

88. Os números relativos aos institutos médios já se inscreveram atrás.
Podem dar-se os seguintes pormenores relativamente a seus gastos, em contos:

(Ver tabela na imagem)

Finalmente, as escolas elementares industriais, comerciais, e industriais e comerciais, tiveram a despesa seguinte, em contos:

(Ver tabela na imagem)

A tendência que se nota em todas as outras dependências do ensino continua a manter-se, mesmo no ensino técnico elementar. O pessoal Aumentou em cêrca de 500 contos, relativamente ao último amo, havendo deminuïção nos outras verbas.
A missão das escolas de ensino secundário e elementar, tanto agrícolas como industriais, deve ser essencialmente a de fornecer à agricultura e indústria diplomados que pela prática conheçam as funções que vão desempenhar. Deve por isso prevalecer a instrução experimental, mesmo nas que ensinam os rudimentos serviciais. Terá de haver mais dispêndio em oficinas, campos experimentais ou apetrechos de escritório.

Ensino liceal

89.º Aproxima-se de 20:000 contos a despesa deste grau de ensino, como pode ver-se no quadro que segue, em contos:

(Ver quadro na imagem)

A melhoria mais saliente é em material, e já se notou em anos anteriores a tendência para melhor apetrechamento dos liceus. Com os novos edifícios é natural que se aperfeiçoe, por ser necessário, um dos mais importantes meios da educação nacional.
Foi sempre muito discutida a educação nos liceus e têm-se promulgado reformas sucessivas no sentido de a modificar.
Em matéria de ensino desta natureza a formação do professor tem grande importância. Seja qual for o regime que vigore, o professor há-de ser sempre a alma da orientação desse ensino. E quem cursou os liceus sabe bem a profunda diferença entre o ensino ministrado por diversos professores da mesma disciplina.
Contudo a instalação dos liceus tem influência, e quando se fala de instalação inclue-se em seu significado todo o apetrechamento de laboratórios e mais material didático. Sem ele, e sem o seu conveniente uso, não poderão os novos liceus dar o rendimento que é de esperar das elevadas quantias já despendidas em edifícios.