O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE FEVEREIRO DE 1942 260-(55)

Direcção Geral da Fazenda das Colónias

82. A deminuïção das despesas que correm por Direcção Geral foi este ano de 2:937 contos. Na verdade, se se excluir o que no ano passado foi pago em conta da província de Angola -3:523 contos-, houve este ano acréscimo de despesa. Os números pormenorizados constam do quadro que segue, em contos:

(Ver tabela na imagem)

Vê-se que foi devido ao desaparecimento de encargos próprios da colónia de Angola que deminuíu consideràvelmente a despesa desta Direcção Geral.
Timor parece continuar em situação financeira difícil, que tende a agravar-se com as repercussões que o actual conflito tem no oriente.
Os domínios ultramarinos atravessam na presente ocasião uma crise angustiosa em alguns dos seus aspectos, por virtude da falta de transportes e mercados. Têm sido tomadas várias medidas no sentido de melhorar a sua situação. Contudo há vantagem em que as entidades indicadas para superintender nos serviços agrícolas e com a missão de procurar destino aos produtos coloniais não percam as oportunidades que para isso se ofereçam.
A situação é cheia de perigos e muito esforço útil proveniente de economias parcimoniosamente amealhadas poderá resultar perdido. Angola vive quási se pode dizer da exportação. Se paralisarem algumas das suas actividades a província deve sofrer abalo grande.

83. A despesa total, incluindo a extraordinária, subiu este ano a 19:648 contos, assim dividida:

(Ver tabela na imagem)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

84. Ainda este ano aumentou a despesa deste Ministério, o que teve lugar essencialmente na Direcção Geral do Ensino Primário. O quadro que segue, expresso em contos, mostra os gastos das diversas dependências:

(Ver tabela na imagem)

Houve o acréscimo de 2:896 contos. Somado com o de anos anteriores e ajustados os números, pode dizer-se que a despesa deste Ministério aumentou cerca de 39:000 contos desde 1930-1931.

Secretaria Geral

85. Vem todos os anos alargando a sua despesa a Secretaria Geral deste Ministério. Aqui se inscrevem subsídios de diversa espécie, e é isso que avoluma consideràvelmente os gastos.
Os mais importantes são:

(Ver tabela na imagem)

As outras despesas dizem respeito a variados fins, entre os quais se notam o arquivo do Ministério, o Ins-