O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Nota-se progresso em quase todos os distritos. Mas esse progresso tem vindo a retardar-se.
Houve distritos que retrocederam, embora ligeiramente, e outros que se mantiveram estacionários, como os de Coimbra, Castelo Branco, Bragança e Viseu. Ao examinar o quadro na parte respeitante à liquidação, incluindo adicionais, relativamente à capitação por habitante e contribuinte, notam-se muito grandes variações. Enquanto que a capitação da contribuição industrial, em Bragança, não passa de 16$ por habitante, e 20$ em Viseu, ela atinge 229$ em Lisboa e 143$ no Porto. Os casos destes dois últimos distritos na capitação por contribuinte ainda é mais saliente, pois em Lisboa alcança perto de 4.000$, enquanto que não ultrapassa 374$ em Bragança e não chega a 500$ em Viseu.
Houve algumas alterações sensíveis em 1900, relativamente a 1949. No conjunto as capitações aumentaram.

Contribuição industrial por indústrias

36. Continuam a publicar-se este ano os resultados apurados da incidência da contribuição industrial por certas indústrias. Com os números que adiante se transcrevem tem-se ideia aproximada da carga que onera a laboração de certas indústrias, na parte relativa ao Estado.
Haveria grande vantagem em calcular cifras idênticas relativamente às caixas de previdência e organismos corporativos.
Assim se teria melhor conhecimento do custo dos encargos que formam os preços. Haveria então dados certos que permitissem, num conveniente inquérito industrial, estabelecer as razões do insucesso ou do atraso de certas indústrias com possibilidades, mas que lutam constantemente com encargos que as levam à falência.
Os números referem-se apenas à verba principal. Não incluem os adicionais. Parece não ser prático efectivar maior discriminação, mas em todo o caso, dada a relatividade das cifras, as que se publicam têm bastante interesse:

[Ver tabela na imagem]