O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE MARÇO DE 1952 608-(17)

Um facto de interesse é o aumento do número de prédios urbanos em quase todos os distritos, sinal evidente de que continua a construir-se em todo o País. Nalguns casos o aumento foi substancial, em relação ao ano anterior, com o qual são comparáveis os números.
Mas onde, na verdade, continua a aumentar o número de prédios urbanos é nos distritos do Porto e de Viseu.
O quadro que segue mostra as variações notadas nos oito distritos com maior número de prédios urbanos:

[Ver Quadro na Imagem]

Rendimentos colectáveis

27. Aumentaram ligeiramente os rendimentos colectáveis da propriedade rústica, que atingiram 1.102:054 contos. Foram mais cerca de 27:000 contos do que em 1949.
Relacionados com 1938, indicam-se a seguir os rendimentos colectáveis da propriedade rústica e a liquidação da verba mais importante da contribuição predial:

Propriedade rústica

[Ver Tabela na Imagem]

Já o ano passado se fez alusão ao lento progresso dos rendimentos colectáveis da propriedade rústica. Deles deriva o lento caminhar da contribuição predial respectiva.
Desde 1936 os rendimentos Colectáveis subiram cerca de 153 mil contos. É evidente que os números não traduzem a realidade - ou são demasiadamente altos os de 1936, ou são muito baixos os de 1950. Dada a grande dês valorização do escudo, não é possível comparar uns com outros. A não ser que os rendimentos da agricultura, quando comparados com os demais, se mantivessem em valor muito baixo. Haveria vantagem em fazer um estudo sobre este fenómeno. Aliás, toda a vida do Estado precisava de ser melhor ajustada à vida da agricultura, que é ainda o principal esteio a amparar a combalida actividade económica nacional.

Distribuição da contribuição predial

28. O quadro que segue mostra as contribuições prediais rústica e urbana e as suas relações nos diversos distritos do País:

Contribuição predial (verba principal) urbana e rústica, por distritos

[Ver Quadro na Imagem]