O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

608-(60) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 144

[ver tabela na imagem]

(a) Os serviços que competiam à Junta Sanitária de Anuas foram integrados nos serviços técnicos da Direcção-Geral do Saúde.
(b) Aumento verificado nos serviços anti-sezonáticos, Dispensários do Higiene Social do Porto e Lisboa e outros organismos especiais do sanidade.
As despesas privativas da Direcção-Geral subiram a 5:146 contos e são constituídas essencialmente por pessoal. A reforma que criou as delegações de saúde elevou as despesas relativas à sanidade terrestre para cerca de 8:240 contos, dos quais mais de 7:200 dizem respeito a pessoal.
Algumas das delegações já têm prestado relevantes serviços às áreas que servem, sobretudo no que respeita a prevenção e a epidemias. Seria de vantagem que lhes fosse dada toda a autoridade, aliás prevista nos regulamentos, para evitar focos de infecção e defender os melhoramentos realizados ultimamente, como, por exemplo, as fontes.

65. Os subsídios concedidos a diversos organismos podem assumir a forma seguinte:

[ver tabela na imagem]

A luta contra a malária consumiu 3:250 contos, compensados por legislação especial, e tem produzido excelentes resultados.
O Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge, de que se falou atrás, consumiu 1:500 contos e tem desenvolvido ultimamente grande actividade.
Torna-se necessário prover à sua instalação condigna.
Os Dispensários de Higiene Social de Lisboa e Porto gastaram, respectivamente, 018 e 700 contos.
Além destes subsídios e verbas, despenderam-se cerca de 2:200 contos em vacinas, soros e material sanitário e perto de 1:800 contos na sanidade marítima e aérea.

Assistência pública

66. Nos serviços de assistência pública gastaram-se 233:616 contos em 1950, o que já está longe dos 75:997 contos utilizados em 1938, até considerado o índice dos preços por grosso.
Houve subidas grandes em quase todas as modalidades de assistência, assim como nos estabelecimentos hospitalares, na luta contra a tuberculose e noutras.
No quadro que segue mostram-se as despesas em diversos anos relacionados com o ano anterior à guerra:

[ver tabela na imagem]