O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE MARÇO DE 1952 608-(55)

É interessante notar o destino da maior verba da despesa, que é a de juros, comissões e outros encargos de capital. Para os dois últimos anos esses encargos são os seguintes:

[ver tabela na imagem]

Resultados

48. Os lucros brutos totalizaram 230:602 contos, que se reduziram a 50:601 contos nos lucros líquidos.
É norma desta instituição, dada a sua importância na vida nacional, seguir tão cautelosamente quanto possível uma política de amortizações, e todos os anos se reservam para esse fim quantias apreciáveis.
As mais importantes destinam-se ao fundo de flutuação de títulos. Haviam-se desviado para esse fundo 50:552 contos em 1949. Em 1950 também se lhe destinaram 45 mil contos.
O fundo de imóveis foi aumentado de 9:700 contos em 1950.
Os resultados finais, sumariados, são os seguintes:

[ver tabela na imagem]

Fundos de reserva

49. A política de fortes amortizações tem mantido os fundos de reserva, apesar da forte depreciação dos títulos do Estado.
No quadro que segue indicam-se os fundos de reserva da Caixa:

[ver tabela na imagem]

Caixa Nacional de Crédito

50. Esta instituição, anexa à Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, vive de fundos próprios, resultantes do gradual somatório dos seus lucros e da conta corrente com os serviços privativos da Caixa Geral.
Como se viu atrás, em 31 de Dezembro de 1900 a conta corrente subia a 922:531 contos.
O activo e constituído, na sua quase totalidade, por empréstimos agrícolas e industriais e atingia 1:092.894 contos, assim discriminado:

[ver tabela na imagem]

Nota-se ter havido melhoria no crédito agrícola mútuo e decréscimo no crédito agrícola individual. Também o crédito industrial aumentou de 1949 para 1950. O resto das contas manteve-se com pequenas variações, havendo apenas acréscimo nas operações com o ultramar.

51. Levaria bastante espaço fazer a destrinça das diversas rubricas do crédito concedido por esta instituição. Seria isso de vantagem, visto todo ele ter repercussões directas na economia nacional.
O quadro seguinte dá ideia, para o crédito industrial, das suas aplicações:

[ver tabela na imagem]