O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

608-(96) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 144

Despesas

187. Para avaliar do comportamento da despesa em relação a mios anteriores é necessário examinar cuidadosamente a rubrica de pagamento de serviço e diversos encargos, que representa, no conjunto, mais de 40 por cento do total. Nela se inscrevem verbas muito importantes, que variam bastante de ano para ano.
No conjunto a despesa repartiu-se em 1900 do modo que segue:

[Ver tabela na imagem]

Desapareceu em 1950 a subida na rubrica de pessoal, que se acentuara nos últimos anos. Houve agora uma diminuição de cerca de 16:800 contos, que se compara com a subida de 17 mil e de 93 mil que em 1949 se dera em relação ao ano anterior e a 1940 respectivamente.
Há a impressão de ter sido feito esforço adequado no sentido de sustar o desenvolvimento da despesa de pessoal. No dos quadros a economia foi de 3:978 contos.

188. Se tomarmos em conta o abono de família e diversos, a despesa total com pessoal pode assumir a forma indicada no quadro:

[Ver tabela na imagem]

Em abonos diversos incluem-se as pensões à Caixa Geral de Aposentações.
O problema das aposentações constitui um peso sensível sobre a despesa. O encargo efectivo da Administração em 1950 foi de 14:600 contos. As quotas descontadas ao pessoal do serviço é uma fracção do conjunto.

Material

189. Também se deu apreciável diminuição na rubrica de material, que desceu cerca de 3 mil contos, quase tudo nas despesas de conservação e aproveitamento, como adiante se nota:

[Ver tabela na imagem]

Encargos

190. Os encargos atingiram perto de 159 mil contos. Deve notar-se que esta rubrica compreende as despesas de comunicações, as pensões à Caixa Geral de Aposentações, os fundos de reserva e os juros e amortização de empréstimos. As quantias integradas nestas sub-rubricas são grandes e avolumam consideràvelmente o capitulo.
Uma delas depende muito da exploração. As importâncias integradas no fundo de reserva, que atingiram em 1950 cerca de 59:300 contos, variam bastante. Haviam sido apenas de 21:600 em 1947, quando era difícil a situação, mas já subiram para 34 mil em 1949, quando a situação melhorou.
No conjunto as despesas de pagamento de serviços e diversos encargos foram as seguintes:

Pagamento de serviços e diversos encargos

[Ver tabela na imagem]