O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE MARÇO DE 1952 608-(97)

[Ver tabela na imagem]

Uma verba importante é a que se menciona em «Comunicações». Compreende correio aéreo, companhias ferroviárias e de navegação, direitos de trânsito, condução de malas pela via ordinária, transportes postais e outras.
O correio aéreo custa à exploração 17:010 contos, bastante mais que o custo de outras comunicações. Dentro em pouco representará metade das despesas destinadas a esta rubrica.
Uma verba, relativamente baixa, que talvez pudesse ser revista é a de condução de malas por via ordinária, sobretudo na parte em que se refere às pequenas estações e pequenos percursos. A verba das comunicações pode discriminar-se como segue:

[Ver tabela na imagem]

191. Os encargos podem agrupar-se em três ou quatro grandes rubricas, que dão talvez melhor ideia da sua distribuição e nos mostram as grandes alterações sofridas nos últimos três anos. São as seguintes:

[Ver tabela na imagem]

O critério neste quadro poderia ser alterado no sentido de englobar, por exemplo, em pagamento de serviços apenas a participação em receitas e os encarregados de estações e postos. Neste caso, a verba total seria a mesma, mas a relativa a pagamento de serviços baixaria para 2:628 contos.

192. Resta agora examinar o que se refere a encargos obrigatórios, até certo ponto alheios à exploração e que oneram fortemente as despesas do organismo. Os mais importantes são os seguintes:

[Ver tabela na imagem]

Vê-se a ascensão das importâncias integradas no fundo de reserva, já acima notada. Este fundo é, até certo ponto, o esteio do desenvolvimento material da exploração. Compõe-se de uma anuidade de renovação obtida pela aplicação de percentagens diversas sobre bens móveis e imóveis e sobre verbas destinadas propriamente a reserva.
A capitalização no fundo de reserva tende a melhorar as instalações. É pròpriamente um fundo de melhoramentos. Tem também a função de cobrir deficits - e a