O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

638 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 84

(...) cobrimento da Guiné, confiados em boa a parte ao cuidado da benemérita Sociedade de Geografia de Lisboa.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente: fiel aos excedentes princípios que advogou nesta Câmara, desde que tomou conta, da pasta do Ultramar não tem cessado de as exemplificar praticamente
Há poucos dias, por ocasião da posse do eminente Prof. Dr. Carrington da Costa do cargo de presidente da comissão executiva da Junta de Investigações do Ultramar, o Sr. Ministro do Ultramar, em bula orarão, deu sumário mas impressivo relato das diversas missões ou brigadas que actualmente esse organismo tem em campo ou preparadas para actuar: umas instituídas pelos seus ilustres antecessores, nomeadamente os Srs. Prof. Dr. Marcelo Caetano, capitão Teófilo Duarte e Dr. Francisco Machado (fundador da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, sucessora da gloriosa Comissão de Cartografia) - Hidrográfica de Cabo Verde, Geoidrográfica da Guiné, Hidrográfica de Angola e S. Tomé, Geográfica de Angola, Hidrográfica de Moçambique, Geográfica de Moçambique, as do Instituto de Medicina Tropical, Antimalárica de Lourenço Marques, Prospecção de Emlemias de Angola, etc., e outras criadas ou reconstituídas durante a gestão governativa do .Sr. Prof. Comandante Sarmento Rodrigues - Geográfica de Timor, Científica de S. Tomé, Pedológica de Angola, Botânica de Angola e Moçambique, Zoológica de Moçambique, Biologia Marítima do Ultramar, Antropológica e Etnológica de Moçambique; Fitossanitária dos Produtos Ultramarinos da Guiné e Endemias de Cabo Verde e estudos de investigadores isolados, etc.
Graças ao patrocínio do Sr. Ministro do Ultramar, Angola continuou a ser explorada antropológica e arqueológicamente pela respectiva missão antropobiológica, cujos trabalhos de campo estão muito adiantados, devendo-se-lhe também a criação das missões petrográfica e de linguistica banto, de Moçambique, e da missão antropológica de Timor, que realizou a prospecção antropológica da província, onde foram descobertos numerosíssimos materiais pré-históricos, que tanta curiosidade têm suscitado em congressos internacionais da especialidade.
Au Sr. Prof. Comandante Sarmento Rodrigues igualmente pertence a honra da fundação do Centro de Estudos de Timor, do Centro de Estudos de Etnologia do Ultramar e do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, tendo, ultimamente, constituído a Comissão de Nutrição, destinada a ocupar-se; dos problemas alimentares dos povos do ultramar português.
Sr. Presidente: a instituição dos mencionados organismos culturais e científicos e o porfiado e carinhoso impulso que lhes vem sendo dado pelo Sr. Ministro do Ultramar, se outros relevantes serviços no âmbito dos complexos assuntos de administração o fomento ultramarinos não tivesse já prestado à sua pátria, bastariam para acreditá-lo como estadista moderno, dotado de vasta preparação intelectual e grande visão política.

Vozes.: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Porém, o entusiasmo perene e a fé inabalável do Sr. Ministro do Ultramar na Ciência - como agente fundamental e imprescindível do progresso e valorização integral dos nossos territórios de além-oceano e operoso factor de engrandecimento do prestígio internacional da Nação - induziram-no a criar os Institutos de Investigação Científica de Luanda e de Lourenço Marques e os Institutos de Investigação Médica de Angola e de Moçambique, instrumentos portentosos e indispensáveis ao desenvolvimento intensivo e eficaz da ocupação científica destas duas províncias africanas.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Tornaram-se realidades objectivas duas aliciantes aspirações, que andavam na mente dos colonialistas portugueses e foram inscritas há uma dezena de anos nos diplomas reorganizadores da Junta de Investigações do Ultramar e dos serviços de saúde, da autoria do Sr. Prof. Dr. Marcelo Caetano, e tão eloquentemente explanadas na Assembleia Nacional pelos Srs. Profs. Comandante Sarmento Rodrigues e Dr. Mendes Correia, vinco anos mais tarde.
Sr. Presidente: o decreto em referência, que se acompanha de um lucidíssimo relatório, tem como intuitos essenciais o alargamento do campo de investigação em Angola e Moçambique, a coordenação dos trabalhos dos estudiosos de aquém e além-mar, o fomento e elevação da cultura local.
Aos institutos de investigação científica incumbe, em especial, promover e orientar as pesquisas nos sectores das ciências geográficas, histórico-naturais e humanas. Assim irão despertar-se e animar-se iniciativas, impulsionando-se a apreciação de assuntos ainda não examinados por outros organismos ou estabelecimentos oficiais e entidades para-estatais já existentes nas duas províncias, facultando-lhes auxílios e meios de acção ou recebendo-os deles, em regime de perfeita colaboração e intercâmbio de técnicos e de conhecimentos especializados.
Com a adopção de tão salutares directrizes, reconhece-se, muito louvavelmente, a prestimosa obra intelectual levada a cabo por certos departamentos do listado no ultramar, dos quais é justo assinalar os serviços de geologia e minas, os servidos pecuários, os serviços de agricultura e a Estação de Melhoramento de Plantas, em Angola, e o Centro de Investigação Científica Algodoeira e os serviços de geologia e minas, em Moçambique, que os respectivos governadores-gerais tanto estimulam e consideram. São ainda dignas do maior elogio as actividades desenvolvidas por alguns núcleos de estudo particulares, tais como a Companhia de Diamantes de Angola, o Instituto de Angola, a Sociedade Cultural de Angola e a Sociedade de Estudos de Moçambique.
Sr. Presidente: esses institutos funcionarão sob a égide da prestigiosa Junta de Investigações do Ultramar e com a dedicada cooperação dos governos e dos recursos provinciais, unindo profundamente aos centros culturais metropolitanos os serviços públicos locais, dentro de ampla autonomia, e além de condicionarem íntimo e aturado convívio social e o robustecimento d comunidade ideais entre os investigadores -circunstâncias de mérito inestimável para o estreitamento cada vez maior da unidade moral e política de Portugal-, os novos organismos de investigação científica darão os mais profícuos rendimentos espirituais, obtidos nas melhores condições económicas.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O Orador: - Dos esforços dos Institutos de Investigação Médica de Angola e de Moçambique - sob a dependência do Instituto de Medicina Tropical e talhados em moldes idênticos aos dos institutos precedentes - também se aguardam prometedores resultados médico-sanitários.
Sr. Presidente: em 1950 o Sr. Prof. Comandante Sarmento Rodrigues disse neste lugar que, no nosso tempo, domina a preocupação de instalar estabelecimentos de