O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 DE FEVEREIRO DE 1967 1263

Sr Presidente: - Vai passar-se à

Ordem do dia

O Sr Presidente: - Continua em discussão na generalidade a proposta de lei sobre o regime jurídico da caça.
Tem a palavra o Sr Deputado Armando Cândido

O Sr Armando Cândido: - Sr Presidente Nesta altura da discussão parece-me escusado insistir no quanto vale a caça para a economia e para o (...) de que os homens carecem.
Também não me proponho reforçar a conhecida afirmativa de que as espécies são necessárias umas como destruidoras o moderadoras da propagação, tanto que não se pode representar racionalmente um estado de coisas onde figurassem moscas sem andorinhas, e reciprocamente
A questão que se põe como toda a urgência é a de travar e (...) o desaparecimento das espécies venatórias
Tínhamos de chegai a isto
As armas foram aperfeiçoadas. Quem for lesto no disparo pode mesmo utilizar as que permitem dizimar um bando em voo. As próprias munições tem outra eficiência.
Há mais estradas e mais transportes. Mais e melhores. Os progressos das técnicas e das leia sociais aumentaram as horas de ócio. Nem só a máquina obriga a redução das horas de trabalho - os trabalhadores desfrutam de maiores períodos de descanso
A ânsia de conseguir resultados espectaculares es impede o caçador à matança
Os destaques entre caçadores e entre grupos de caçadores forçam à emulação.
Droga-se a semente antes de a deitar a terra o usam-se (...) contra a praga daninha sem olhar ao risco de a peçonha mais além.
Desfazem-se ninhos. Distraem-se luras. Preparam-se (...) Não se respeitam tamos (...) (...). Caça-se no defeso. O acesso fácil a licença recruta legiões de caçadores. As penas reduzidas não possibilitam castigos exemplares. Caça-se sem temor à lei e há quem não hesite em pagar ,pelo preço da multa o entretimento ilegal. Os fiscais (...). A repressão, já de (...) tem falta de recursos. Por sua vez, os animais selvagens caçam por sua conta. Os domésticos também fazem destroca de vulto. A própria alteração das culturas e do destino das terras tem funcionado como elemento adverso Conta-se que, depois de terem chegados aos prados do Mississipi os primeiros pioneiros, os chamados búfalos americanos, vendo mudado o ambiente em que vivam pela invasão dos rebanhos, como suas bucólicas campainhas ao pescoço ficando como doidos e passaram o rio para o outro lado sumindo-se de vez.
Sobrevivência - como
No meio de todos estes factores mortas
Não há caça sem lei conveniente e fiscalização capaz
Com a proposta que se discute pretende-se dar um passo decisivo no caminho da lei e dos meios hábeis para a fazer cumprir
Não digo que não se promova a educação no sentido de fazer valer a caça como exercício digno. Mas, se ficássemos unicamente à espera dos efeitos da acção educadora chegaríamos ao ponto de não haver caça e a educação (...) meio.
Que separa hoje a distinção no pendor em que vai e se trata de repovoar o que for despovoado. É uma campanha de todos para todos.

Virgílio Cruz: - Muito bem!

O Orador: - Por isso ao dar o meu voto na generalidade a esta proposta de lei pratico em acto de luta.
Mas não queria Sr presidente deixar hoje esta (...) sem dizer algumas palavras tocadas de especial emoção e susceptíveis, porventura, de algum préstimo por (...) á tona de uma experiência ganhar com dilatado fervor.
Ao longo de (...) décadas sempre e que o tempo me deu tempo, (...) bastante na prática da caça nesse alegre destino fui enchendo o peito com ar varrido do campo.
Das arribas aos profundos, dos bosques aos, escalvados sem erva nenhuma, do mato por expurgar ao chão de culturas, das pequenas terras rodeadas de agua aos continentes a perder de vista porfie de modo a ter que contar.
Algumas vezes fui (...) pela magia das coisas.
Na ilha S. Miguel tive o ensejo de admirar algumas das mais surpreendente passagem do Mundo na ilha (...) aventurei-me por um abismo até a (...) de um lago subterrâneo tão singular como maravilhoso, na ilha do Porto Santo, ao amanhecer experimente a (...) do fogo na « caçada do enxoto » - pitoresca estonteante diferente de tudo, no deserto de Moçâmedes tive a fortuna de ver a (...) Mirabilis - flor espantosamente única.
Confessar que estes lanços, e outros, constituem (...) valores da minha galeria de saudades não é mais do que garantir a autenticidade de um sentimento (...) por duvidas províncias.
E passo a interrogar-me se fui (...)
Numa dessas tardes em que o Sol tema em agarrar-se aos cimos, afogueando-os, (...) um posso de pombos bravos. Era uma arvore alta e seca, coroada de pequenos ramos sem vida Exactamente no meio da coroa, o tronco, rolado, erguia o topo liso. Talvez obra do vento. Talvez a água das rajadas tivesse andado por ai e esforçar-se por conta das rajadas. Os pombos vinham atrás uns dos outros e eu ia deitando-os abaixo com inexorável mira. Mas já o número de peças abatidas me parecia razoável quando vi chegar um pombo maior do que os outros. Cortara o espaço com o voo sereno e majestoso. O Sol avivava-lhe as cores magníficas. Havia pombos no seu recorte altaneiro e um ar de satisfação extrema no modo
como parecia sorver a beleza em redor.
Por o de tinham unidade durante o dia, aquelas asas quietas?
No fascínio das alturas.
Mas longe dos homens?
À minha volta tudo pareça suspenso. Mesmo as folhas, que é raro não bulirem.
Um forte estremecimento interior (...) de atirar e deixei a ave no seu trono até que o Sol, ao despedir-se a envolveu com o ultimo afago e ela se decidiu aproximar a luz mais alto ainda

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O meu ajudante de caça sôfrego no ofício
- sôfrego e emitido - olhou para mim, espantado.
Respondo-lhe «Não entendes isto. Não podes entender»