O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1574 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 85

As condições de salubridade em que vivem estas populações são particularmente deploráveis e as suas causas primeiras difíceis de determinar, mas a que não são estranhos factores de ordem sócio-económica e de educação, nomeadamente sanitária [ ]
Conhecemos muitos bairros miseráveis, insalubres conjuntos de barracas de lata ou madeira, que, aliás, existem em todo o Mundo e cuja solução constitui um dos, problemas sociais a de mais difícil resolução conhecidos mas nunca como aqui vimos uma ocupação tão densa do espaço disponível [ ]
Uma solução definitiva para o problema tem de necessariamente encarar a referida superlotação. Só vemos teoricamente três caminhos a seguir deslocamento de todos os habitantes para novos bairros expressamente construídos para esse fim, desalojamento de uma parte da população para novos bairros e melhoria das condições das actuais habitações dos núcleos, demolição das actuais construções e edificação no mesmo local de habitações higiénicas em numero suficiente, o que implica necessariamente a construção de edifícios de andares.

Estas condições dão força ao que já se disse por pertencem de técnico especializado e experiente, mas todas são devidamente analisadas no plano de aproveitamento turístico de de Câmara de Lobos.
Partindo das duas realidades principais, bem patentes na zona costenada baia de Câmara de Lobos - o seu alto interesse para o turismo e a absoluta urgência de dar aos problemas sociais e demográfico - a melhor solução -, foi arquitectado um esquema através do qual os sítios do ilhéu e do Espírito Santo e Calçada sul serão totalmente saneados e as curiosas moradias melhoradas e higienizadas, com o objectivo de aí se criar um núcleo turístico de grande poder de atracção, e por outro lado, a maior parte da população actual seria transferida para novas moradias mais numerosas e mais amplas, num bairro a construir nos terrenos da Junta Central da Casa dos Pescadores tem em vista para esse frio, ou , porventura nesses e noutros terrenos ainda mais apropriados, extensos, como os do espaçoso de toda ribeira dos socorridos, estando devidamente protegidos e arranjados.
Para a completa solução deste plano de Câmara de Lobos é necessária a interferência e a colaboração de várias entidades e indivíduos ou empresas. Não é só o capital que é indispensável, trabalho e desinências são também muito precisos e não podem ser realizados por um só organismo.
Em âmbito sectorial, este esquema para a solução dos problemas turísticos e humanos da vila de Câmara dos lobos devia enquadrar-se bem em futuro planeamento regional e servirá para se querer de certo modo o que se pode obter com o bom entendimento e espírito de entreajuda de serviços oficiais diversos das autarquias locais dos organismos de coordenação económica, e, talvez, de empresas privadas com interesses na Madeira.
Note-se que já se realizam, com a presença do Sr. Governador do distrito algumas reuniões com os representantes dos organismos que mais directamente interferem nestes assuntos para se coordenarem todos os esforços no sentido de se avançar na melhor solução do problema social e turístico de Câmara de Lobos .Dessas Reuniões - a que compareceram representantes dos Ministérios da Saúde e Assistência das Corporações e das obras Publicas, Presidentes e técnicos dos corpos administrativos locais interessados, Deputados, representantes da Comissão distrital de Assistência, da Delegação do Turismo e da Casa dos Pescadores - nasceu a-de a de criação de uma comissão especifica para estes trabalhos, da qual se esperam resultados muito favoráveis.
Entretanto, nos sítios do Ilhéu e do Espírito Santo e calçada Sul já estão a trabalhar, desde Outubro passado, a fim de se procurar elevar o nível social e educacional daquela pobre gente que lá vive, os serviços de Promoção Social do Instituto de Assistência à Família que, em colaboração com o pessoal de enfermagem do dispensário materno infantil da vila de Câmara de Lobos, conseguiram logo de inicio ser aceites de bom grado pela população jovem e adulta o que confere óptimas perspectivas do andamento da valorização humana de toda aquela zona.
Este Trabalho de educação das famílias necessitadas de Camara dos Lobos , ao mesmo tempo que se procura pôr em funcionamento todo o sistema de saneamento da vila - abastecimento de água potável, rede de esgotos, instalação eléctrica, etc - , é altamente "reprodutivo" e [...]
São moções de higiene, conselhos sobre educação, normas de convívio actividades juvenis, ensinadas com o muito calor de quem se apercebe de que todos aqueles necessitados de bens materiais e espirituais são também valores humanos que se tem de desenvolver nestas e nas gerações futuras para seu bem e do país.
Sr. Presidente, este plano para a criação de um centro turístico em Câmara de Lobos no aproveitamento das extraordinárias condições daquela pequena área costeira que envolve a baia, necessita do bom acolhimento dos nossos governantes, pois têm já uma dimensão que excede de longe as possibilidades locais e com elas, portanto, não pode ser internamente resolvido.
E para o apoio do Governo que venho apelar, na certeza de que todos os organismos a quem tocam os problemas da Câmara de Lobos que enunciamos não o [...], tal é o interesse económico, turístico e social de todo o esquema muito inteligentemente apresentado pelo arquitecto Teixeira Guerra.
Nada se poderá fazer sem o bem entendimento da Junta Central da Casa dos Pescadores que tem, naturalmente, de colaborar na transferência das numerosas famílias dos pescadores para as novas moradias, como aliás é sua intenção, demonstrada pelo processo de aquisição de terrenos que está em [...].Apenas nos parece ser pequena a área em vista e como surge a possibilidade do aproveitamento [...]
Nada se poderá fazer também sem a comparticipação do Ministério das Corporações e cujo ilustre titular a Moderna espera ficar a dever mais um volumoso auxilio agora na edificação das casas do novo bairro ou na sua maior parte , já que não se pode esperar que o sector piscatório resolva na totalidade a questão da mudança das famílias - algumas são mesmo de pescadores.
Um bairro para mais de 200 fogos, com urbanização e ajardinamento capazes com parques infantis e centros de recreação numa zona onde os problemas humanos