O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

868 I SÉRIE -NUMERO 24

Finalmente, queria protestar porque o Sr. Deputado não respondeu ao meu pedido de esclarecimento que ia no sentido de saber em que países de leste, quando e como é que houve eleições locais, quais foram os partidos que concorreram e quais foram os resultados obtidos pelos partidos sociais-democratas, pelos partidos socialistas e pelos partidos democratas-cristãos, e qual foi a alteração nos Executivos em virtude dessa eleição.

O Sr. Presidente: -Para contraprotestar, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Brito, dispõe de 8 minutos.

O Sr. Caries Brito (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Respondendo aos protestos que foram feitos através da figura regimental de contra-protesto, queria ser bastante breve para não prolongar mais uma discussão cuja utilidade maior julgo que já foi retirada, procurando agora alguns dos Srs. Deputados ficar com a última palavra para, enfim, atenuar um bocado o desastre das vossas intervenções de há pouco.
Em relação ao Sr. Deputado Silva Marques, quero dizer que não me proponho discutir aqui as suas questões de higiene.

Risos e aplausos do PCP e da UEDS.

Isso é com V. Ex.ª e portanto nem quero entrar nesse assunto.

Risos do PCP.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Fica-lhe muito bem!

O Orador: - Quero também dizer-lhe - e esse é o meu contraprotesto- que não é a primeira vez que o Sr. Deputado Silva Marques tenta fazer trabalho de divisão no PCP: na primeira vez que o tentou estava dentro do partida e o resultado é conhecido; agora, pela seguida vez que o tenta estando de fora, nem vale a pena falar do resultado.

Risos do PCP e da UEDS.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Mas esta tentativa é mais eficaz!

O Orador: - Bem, o Sr. Deputado Martins Cana-verde chamou em seu apoio o CDS. Repare que eu não tenho necessidade de dizei? outra coisa diferente daquilo que disse porque não disse nada em relação ao CDS em geral, mas sobre o CDS em particular. Portanto, quanto a esta discussão o que afirmei foi que o Sr. Deputado não tinha tido a hombridade de se assumir nas posições e nas opiniões que têm acerca das eleições locais. Foi isso que o Sr. Deputado Martins Canaverde não fez nem da primeira nem da segunda vez.
Mas vamos fazer um teste ao CDS. E eu não vou lembrar aqui que uma vez o Sr, Vice-Primeiro-Ministro disse que enquanto o general Ramalho Eanes fosse Presidente da República ele não seria membro do Governo, fez esta afirmação de, que não vamos falar pois já passou à história,

Risos do PCP.

Mas agora temos um caso mais recente: tenho aqui a informação de que no dia 10 de Outubro no Notícias da Tarde e posteriormente num outro jornal, o presidente da Câmara de Lisboa -que foi novamente eleito para a presidência desta Câmara - afirmou que não voltaria a ser Presidente da República ...

Risos do PSD e do CDS.

Não, desculpem, foi a ligação com a palavra «Presidente» ... Dizia eu que o Sr. Engenheiro Nuno Abecasis afirmou que não voltaria a ser presidente da Câmara de Lisboa se não obtivesse a maioria absoluta. Como hão a obteve e, aliás, ficou muito longe disso, pergunto-lhe: vai o Sr. Engenheiro Nuno Abecasis (honrar a sua palavra, honrar o que afirmou em público?

Risos do PCP.

Ora aqui está um pequeno teste ao CDS. Vamos ver como é que a CDS responde a este teste.

A Sr.ª Zita Seabra (PCP): - É gente séria. É gente honesta! ...

O Orador: - Em relação ao Sr. Deputado Pedro Pinto, quero dizer que não referi a sua ligação à juventude e à sua própria juventude com desprimor, mas sim com apreço e com atenção. Falei com o respeito com que falo para qualquer outro deputado. Agora também não é verdadeiro aquilo que o Sr. Deputado pretende afirmar ao dizer que nós, o PCP, calamos a voz à juventude. Basta olhar a nossa bancada e ver a intervenção que os jovens, deputados tão jovens como o Sr. Deputado, têm na nossa bancada nos debates de maior responsabilidade que aqui se travam.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Vêem mas não falam.

O Orador: - Portanto, não ponha assim tão em causa o trabalho do PCP no que respeita à juventude deste partido, que é um trabalho importante e que está aos mais altos níveis do trabalho da juventude em Portugal

Vozes de protesto do PSD.

Em relação aos cálculos do Sr. Serras Gago, queria dizer-lhe, Sr. Deputado, que temos muito apreço pelo trabalho científico, mas não aceitamos os argumentos da autoridade sem espírito crítico. Neste momento já são conhecidos os resultados por distrito e portanto faça as contas, que foi o que nós tentámos fazer, ponderando este resultado nacional e tendo em conta a experiência de 1979, que vocês têm citado.
Mas quero-lhe dizer mais: como vê os resultados que agora são adiantados já) não são de 43%, mas de 42,8% para a AD.

O Sr. Silva Marques (PSD): -O vosso computador está avariado!

O Orador: - Repare que mesmo aquilo que nós há pouco dissemos começa agora a estar reforçado